A Universidade do Algarve assinou, no passado mês de fevereiro, um protocolo com o Pacto Português para os Plásticos. Este Pacto pretende promover um caminho conjunto e colaborativo entre a indústria e a investigação, com vista a acelerar a transição para uma economia circular para os plásticos em Portugal, onde estes nunca se converterão em resíduos ou poluição.
Ao assinar este protocolo, a Universidade do Algarve assume, assim, o seu compromisso com esta causa, que já se havia iniciado em 2018 com a campanha “UAlg + saudável com -plástico”.
Desta campanha já resultaram várias ações, como a eliminação de plásticos de uso único nos bares e cantinas da UAlg, e ações de sensibilização que se estenderam à comunidade envolvente. Além de se traduzir em mais um contributo da UAlg para a transformação da sociedade, a assinatura deste Pacto representa um elevado potencial de colaboração futura ao nível da educação, investigação, inovação e com a própria sociedade.
Os membros do Pacto Português para os Plásticos já estabeleceram metas ambiciosas para 2025, que se prendem com a necessidade de caminhar para uma economia circular. Podes ter acesso a essas metas aqui.
E se te apressares ainda consegues participar no passatempo : “Vamos Reutilizar o Plástico” a decorrer no Facebook do Pacto Português para os Plásticos até ao dia de amanhã.