Connect with us

Ciência & Tecnologia

IPSantarém promove inovação no ensino da Matemática e das Ciências

Flávia Ramalho

Publicado há

em

Instituto Politécnico de Santarém

O CreativeLab_Sci&Math, promovido pelo Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém), vida a inovação no ensino da Matemática e das Ciências no Ensino Superior.

O projeto, desenvolvido através do Departamento de Matemática e Ciências da Escola Superior de Educação, visa a aplicação de um conjunto de práticas pedagógicas.

O projeto foi criado com o objetivo de implementar um ecossistema permanente de inovação didática nas áreas da educação em matemática e ciências, com o intuito de preparar os futuros educadores e professores para o desafio da formação tendo em conta as competências do século XXI”, explica uma nota enviada à redação.

O CreativeLab_Sci&Math é um projeto pensado para a próxima geração de professores de matemática e ciências e está também aberto a docentes que se encontram no ativo e a todos os interessados nas áreas da educação em matemática e ciências.

O foco na criação, implementação e avaliação de atividades interdisciplinares são algumas das características diferenciadoras do CreativeLab_Sci&Math, que aplica metodologias de ensino-aprendizagem ativas, como por exemplo a estratégia Inquiry, a aprendizagem por problemas, e o modelo de ensino 7E, com recurso à utilização de diferentes recursos tecnológicos, incluindo robótica e programação”, explica o mesmo comunicado.

O objetivo é dar resposta à fragmentação circular que existe no Ensino Superior e à necessidade de articulação disciplinar com vista a uma efetiva integração da matemática e das ciências.

As atividades do CreativeLab_Sci&Math resultam da colaboração disciplinar e de um processo de integração curricular assentes num trabalho colaborativo entre os professores das duas áreas, e também da cooperação com docentes e investigadores de outros departamentos quer do IPSantarém , quer de outras instituições, como explica Bento Cavadas, Professor Adjunto no IPSantarém.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *