Home office: Um fenómeno pós-pandemia
Emergido no cosmos do remote, as nuances do trabalho à distância intensificam-se, onde a cultura do “anywhere office” assume uma posição de destaque, colocando os/as profissionais contemporâneos a exercer funções em coworkings, nomeadamente escritórios compartilhados, bibliotecas e cafés, ou no (aconchegante) seio habitacional.
Mas… A modalidade será (apenas) tendência?
Vantagens
- Menos em deslocação — Mais em atividades
Sem custos de transporte, economizar tempo e dinheiro, empregue no trânsito e na alimentação, representa um fator determinante (e aliciante), com um menor impacto ambiental, sobrando intervalos para praticar um hobbie ou investir na formação.
- Definição do horário
A viabilização da flexibilidade laboral possibilita o aumento do rendimento e produtividade, o equilíbrio entre relações, a progressão na carreira e o sentimento de confiança, reduzindo o absenteísmo e ampliando a independência.
- Bem-estar
Tendo a autonomia para personalizar o ambiente circundante, existe, igualmente, a oportunidade de realizar pausas estratégicas e controlar os elementos, que compõem o local.
Desvantagens
- Isolamento social
Apesar das constantes vídeo-reuniões, a proximidade é limitativa, uma vez que a interação face-to-face é inexistente, gerando ruídos na comunicação e na atualização de processos, que podem comprometer a evolução.
Deve-se, por isso, impulsionar iniciativas sociais, como frequentar o ginásio, organizar uma sessão de cinema ou planear um convívio.
- Distrações
A interferência de assuntos pessoais com o desempenho manifesta ser um dos (grandes) obstáculos.
Consciencializar o núcleo familiar, setorizar objetivos, definir métricas de sucesso e configurar um sistema de responsabilidade são passos primordiais.
DICAS
> Aposta em ferramentas gratuitas, como o Zoom ou o Google Meets;
> Estabelece uma rotina, num espaço iluminado e organizado;
> Prioriza uma playlist, composta por faixas que promovam a concentração;
> Mantém a formalidade, dizendo “não” ao pijama;
> Não te cobres tanto!
Lembrete: O peso dos prós e contras depende diretamente da área de ocupação, da remuneração e da personalidade individual.