Comportamento e Eficiência: O (du)elo determinante!
Perante o cenário corporativo vigente, o mercado de trabalho revela ser uma arena, onde a resiliência, a mentalidade empreendedora e a capacidade de adaptação são os autênticos trunfos, superando a destreza técnica e a qualificação académica.
Delineando as fronteiras entre sucesso e estagnação, a atitude certa evidencia-se, agora, como a chave-mestra, que desbloqueia (desmedidas) vantagens em ambientes competitivos (e desafiantes!).
Porque… Ocupar uma posição não é critério suficiente.
1 | CONQUISTAR O ESPAÇO
A máxima “show, don’t tell” indica que apresentar resultados tangíveis valida a qualidade e constrói uma reputação sólida, através do cumprimento de prazos estabelecidos, do reconhecimento de erros cometidos, e da preparação prévia para reuniões ou apresentações, evitando o inesperado.
2 | EXCEDER AS EXPETATIVAS
Executar as responsabilidades atribuídas é, apenas, o ponto de partida para um profissional hábil, sendo essencial demonstrar versatilidade de perícia e disposição para auxiliar tarefas díspares, respondendo a solicitações, atendendo a reclamações e cultivando contactos.
3 | VALORIZAÇÃO DE DIRETRIZES
Com mais experiência e tempo de serviço, o/a líder de uma empresa representa uma fonte preciosa de orientação, possuindo insights e saberes, que possibilitam a aprimoração significativa do desempenho da equipa.
Estimar o feedback recebido, aplicando as sugestões propostas e melhorando a performance, desvela oportunidades de desenvolvimento contínuo.
4 | APRENDIZAGEM PERMANENTE
Segundo a expressão “lifelong learning”, enfatiza-se a importância da aquisição de novos conhecimentos e da expansão de habilidades peculiares, independentemente da bagagem acumulada.
As mudanças repentinas que ocorrem no seio institucional exigem a familiarização de tendências, a procura incessante de atualizações relevantes, a observação de processos, e o investimento em formações específicas, como uma Pós-Graduação ou um MBA.
5 | CONSIDERAÇÃO INDIVIDUAL
Compreender a influência da função exercida é primordial para encontrar um propósito na rotina quotidiana, fornecendo um significado profundo ao ofício e impulsionando a motivação e a produtividade.
Mãos à obra?
Mantém-te aberto/a a novas oportunidades de carreira, considerando a obtenção de talento, abraça o desconhecido, explorando diversos campos de atuação, adota uma abordagem dinâmica (e persistente), destacando particularidades singulares, prioriza o cultivo de vínculos estáveis, estimulando a interação face to face, e foca-te em metas bem definidas.