Connect with us

Lazer & Cultura

Festa do Cinema Chinês em Lisboa

Avatar

Publicado há

em

É já durante o mês de setembro que os melhores filmes “made in China” tem destaque em Lisboa. A Festa do Cinema Chinês chega a Lisboa em setembro pela primeira vez, e marca uma nova colaboração cultural entre os dois países. De 10 a 30 de setembro.

Esta mostra, que terá lugar entre o Cinema Ideal e a Cinemateca Portuguesa, vai abrir com a antestreia de Mountains May Depart, o aclamado filme de Jia Zhang-Ke, que integrou a Seleção Oficial do Festival de Cannes deste ano, numa sessão com presença de responsáveis do Cinema na China, da Cinemateca Chinesa e do Xiao Xiang Film Group, aquele que é considerado um dos mais importantes estúdios, produtoras, distribuidoras e exibidoras daquele país.

Outros dos destaques da programação serão as esperadas antestreias de The Assassin, de Hou Hsiao-Hsien, o vencedor do prémio de Melhor Realização em Cannes deste ano, de The Golden Era, de Ann Hui, baseado na vida da escritora Xiao Hong, e de The Taking of Tiger Mountain, de Tsui Hark.

A festa continuará depois na Cinemateca Portuguesa, com um programa intitulado Cinema Chinês: Panorama Histórico e Retrospetiva Xie Jin, composto por 20 obras correspondentes a diferentes épocas e períodos cruciais da História da China. Uma mostra dedicada ao influente cineasta Xie Jin é outro dos destaques.

De 10 a 30 de setembro, em Lisboa.

[Foto: Organização]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *