A L’Oréal é uma empresa que recruta jovens-licenciados em várias áreas como gestão, marketing e redes sociais.
A Mais Superior foi falar com Clara Trindade, Diretora de Recursos Humanos da L’Oréal Portugal, para conhecer como é feito o processo de seleção de candidatos, as formações mais valorizadas e como decorre o processo de integração dos recém contratados na empresa.
Quando iniciam um recrutamento e estão no processo de seleção de currículos, quais são os elementos diferenciadores que faz com que selecionem um currículo em detrimento de outro?
Na L’Oréal Portugal procuramos perfis estrategas, inovadores, empreendedores, e com gosto em trabalhar em equipa. Um currículo que se diferencia, é aquele que apresenta várias atividades extracurriculares (desporto/música, participação em associações, voluntariado, etc.), pois sinaliza uma boa gestão de complexidade e dinamismo.
A L’Oréal Portugal é uma verdadeira Escola de talentos, por isso o recrutamento não é só uma política, mas um compromisso de longo prazo com as pessoas. Não se trata de recrutar para preencher uma vaga em aberto, mas sim recrutar com o objetivo de encontrar pessoas que se podem desenvolver e fazer com que a Empresa se desenvolva, pessoas polivalentes, flexíveis, com potencial de crescimento. Desde cedo um estagiário consegue deixar a sua marca pessoal, sentir-se ouvido e desafiado com projetos interessantes.
Quais as competências mais valorizadas nos candidatos?
Embora as competências técnicas sejam muito importantes, valorizamos sobretudo as soft skills. Neste contexto de rápidas e urgentes mudanças, reforçamos o posicionamento que temos vindo a assumir, privilegiando sobretudo, como já referi, perfis inovadores e empreendedores, mas também com capacidade de flexibilidade e adaptação para que se possam enquadrar nos mais variados desafios a médio e longo prazo.
Para tal, torna-se especialmente relevante a Agilidade de Aprendizagem dos candidatos, pois na L’Oréal valorizamos acima de tudo a curiosidade e capacidade de continuar a aprender. Valorizamos também a proatividade na procura de novas soluções, o pensamento criativo e, claro, o espírito de equipa!
Tem-se a ideia pré-concebida de que quanto mais graus de formação uma pessoa tem, maior é a sua oportunidade de encontrar emprego e melhores serão as suas condições e remuneração. Na realidade isto aplica-se?
Mais do que a formação académica, procuramos talentos para a L’Oréal. Isto é, pessoas que tenham a capacidade de ser empreendedores, de gerir complexidade, de trabalhar numa folha em branco e sempre num espírito altamente colaborativo e de relacionamentos. Esta inteligência emocional é acelerada com a experiência, pelo que valorizamos isto num currículo, seja ela qual for.
A formação não conferente de grau académico tem sido cada vez mais valorizada. Os jovens devem investir nestas formações ao longo da sua carreira? Qual a importância de uma formação continua ao invés de uma formação que se esgota na conclusão da licenciatura ou mestrado?
A formação continua é fundamental, seja no contexto da empresa onde trabalha ou externa. Constatamos que os nossos colaboradores valorizam, cada vez mais, a formação em soft skills e nas áreas digitais. A L’Oréal tem um vasto programa de formação de excelência e acompanha o desenvolvimento de carreira com uma visão de curto, médio e longo prazo. Para isso, contamos com o mote “Learning Today, Shape Tomorrow”, pois reconhecemos que hard skills podem tornar-se obsoletas rapidamente, havendo a necessidade de (re/des)aprendizagem constante.
De acordo com a realidade da L’Oréal, quais são as áreas em que há a necessidade de recrutar mais pessoas e na qual a concorrência é maior?
De acordo com a nossa realidade as áreas prioritárias são Gestão, Finanças, Marketing, Digital e Social Media, Logística, Vendas, Comunicação e Recursos Humanos. Temos um programa de recrutamento, o L-Internship Program, através do qual procuramos recrutar recém-graduados nestas diferentes áreas de especialização. O L é um programa de estágio intensivo para uma experiência profissional única, com duração de 6 a 12 meses. Apesar de sermos reconhecidos como uma empresa de Marketeers, a verdade é que nos posicionamos em qualquer umas das áreas mencionadas como uma verdadeira Escola de Talento.
Com este programa de estágios, a L’Oréal Portugal procura impulsionar a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de jovens talentos, através da experiência de trabalho prático e através da participação em workshops, conferências e inúmeros projetos e iniciativas transversais, ligados ao negócio e/ou de responsabilidade social. Atualmente, 60% dos talentos da L’Oréal Portugal começou a sua carreira como estagiário nesta empresa. A própria CEO da L’Oréal Portugal, Cátia Martins, é um exemplo disso.
De que forma é feita a integração dos candidatos selecionados na L’Oréal?
O plano de integração é feito à medida de cada estagiário, que terá a oportunidade de trabalhar em projetos de forma autónoma, com o apoio e know-how das equipas, podendo ainda fazer parte de projetos transversais com equipas diversificadas, incentivando a partilha de ideias e de novas formas de trabalhar. Contamos ainda com uma programa de onboarding (FIT Welcome Program), onde o networking que se cria é crucial para acelerar a curva de aprendizagem dos candidatos e assim, mais rapidamente atingir a plena autonomia, e para criar uma comunidade que se apoia e cresce em conjunto. A L’Oréal Portugal acredita que estes são os ingredientes que nos tornam numa verdadeira incubadora e aceleradora de talentos, tanto nacional, como internacionalmente.