Connect with us

A Tua Revista

Fundação para a Ciência e Tecnologia: Tudo que precisas de saber

Publicado há

em

Em que consiste?

 A FCT apoia a formação avançada através da atribuição, financiamento e gestão de bolsas de investigação de diversas tipologias.

Com este objetivo, a FCT lança anualmente concursos públicos para atribuição de bolsas de investigação para doutoramento em todas as áreas científicas, com elevados índices de competitividade, nos quais conta com a participação de painéis de avaliação de reconhecido mérito científico. Para responder a desafios sociais e em áreas científicas prioritárias, a FCT celebra contratos-programa e protocolos para apoiar a formação avançada com instituições que fomentam ou se dedicam à investigação científica e ao desenvolvimento tecnológico.

A FCT acompanha todo o ciclo de vida da bolsa financiada, apoiando o bolseiro durante o seu percurso de formação avançada. Os financiamentos atribuídos pela FCT para formação avançada encontram-se enquadrados pelo Estatuto do Bolseiro de Investigação e pelo Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT .

BOLSAS 2021

Com candidaturas encerradas:

Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2021

Bolsas Programa Doutoramento Afiliados CMU | Portugal 2021

Bolsas Fulbright para Investigação, com o apoio da FCT – 2021/2022

A abrir brevemente:

Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa – 2021

Destinatários e Elegibilidade:

No âmbito do Concurso para atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa – 2021 serão atribuídas 50 bolsas de investigação para doutoramento destinadas a financiar atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor que se enquadrem no âmbito do concurso e contribuam para os seus objetivos.

As bolsas estão disponíveis a todos os investigadores, sem restrições de nacionalidade.

As atividades de investigação poderão ser realizadas em qualquer ambiente de produção e difusão de conhecimento, nacional ou internacional.

O plano de trabalhos poderá decorrer integralmente ou de forma parcial numa instituição nacional (bolsa no país ou bolsa mista, respetivamente), ou realizar-se numa instituição estrangeira (bolsa no estrangeiro) –  para isso será necessário expor os motivos pelos quais a bolsa deverá decorrer exclusivamente no estrangeiro.

Como concorrer:

As candidaturas são submetidas eletronicamente, utilizando o formulário disponível, a partir do dia 1 de junho de 2021, no portal myFCT. Cada candidato poderá apresentar apenas uma candidatura.

Prazos e datas Importantes

O concurso está aberto entre 1 de junho e as 17:00H (hora de Lisboa) de 30 de junho de 2021.

Valores do subsídio mensal:

-Quanto aos valores dos subsídios estes variam consoante a bolsa atribuída, o grau académico e o país. Sendo que no estrangeiro, as importâncias são sempre bastantes superiores.

As Tabela de Subsídios Relativos a Bolsas – 2021 com os respetivos valores atualizados estão disponíveis para consulta no site da FCT.

Unidades de Investigação e Desenvolvimento:

As Unidades de I&D são instituições de investigação públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que se dedicam à investigação científica e desenvolvimento tecnológico.

Neste momento existem 307 Unidades que se dividem por diversas áreas de conhecimento, de diferentes universidades, resultado de parcerias entre universidades ou de funcionamento autónomo.

Todas estas Unidades assim como a legislação e regulamentação sobre o funcionamento das mesmas, encontra-se no site da FCT.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *