Connect with us

Desporto & Saúde

Covid-19. Micronésia regista primeiro caso

Joana Alves

Publicado há

em

Imagem: Unsplash

Em Março de 2020, os Estados Federados da Micronésia, um pequeno país localizado no Oceano Pacífico, proibiu a entrada a quem tivesse estado num país onde existisse pelo menos um caso confirmado de covid-19. É considerado o país do mundo com as restrições mais duras a visitantes. No entanto, registou  agora o primeiro caso de coronavírus desde o início da pandemia.

 

O Presidente da nação, David Panuelo, considerou a notícia preocupante, mas garantiu aos cem mil habitantes locais que a situação estava a ser controlada e “por esta razão, os cidadãos devem manter a calma”.

A pessoa infetada está neste momento sob rigorosa vigilância. Chief Mailo, marinheiro de um navio governamental, tinha sido enviado para as Filipinas para reparar a embarcação. Neste momento, o doente e a restante tripulação permanecem no navio.

Agora, após o primeiro caso da Micronésia, há apenas 14 países sem casos da doença confirmados desde o fim de 2019. Entre eles, estão as Ilhas Cook, Kiribati, Nauru, Palau, Samoa, Tonga e Tuvalu do Pacífico.Enquanto que as Ilhas Marshall e Ilhas Salomão registaram os primeiros casos de covid-19 em Outubro, mas até agora conseguiram evitar a propagação do vírus junto da população.

De acordo com um balanço feito pela agência francesa AFP, a pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 1.926.570 mortos resultantes de mais de 89 milhões de casos de infeção.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *