Connect with us

Dá-te ao Trabalho

Semana dedicada às fake news no D. Maria II

Beatriz Cavaca

Publicado há

em

Na próxima semana, as fake news vão ser o tema de debate no Teatro Nacional D. Maria II, com a iniciativa Fake Week, uma semana dedicada a este tema que marca a atualidade.

Esta iniciativa vai realizar-se de 8 a 13 de outubro, na Sala Estúdio do D. Maria II.

A teatro irá receber 5 atividades desenvolvidas com o objetivo de levar os participantes a refletir sobre a questão do real e do fake, sob o prisma de diferentes áreas do pensamento nomeadamente: do jornalismo, da política,  psicologia, marketing, ciência, teatro, cinema e filosofia.

O mote promete ser “Uma semana a falar da mentira, para pensar a verdade

O programa desta Fake Week pretende incluir 4 conferências, moderadas por Luís Osório, onde será debatido o tema do verdadeiro e do fake a partir de diversas áreas de pensamento que serão postas em diálogo.

Irá também incluir um ciclo de filmes, com curadoria de Tiago Guedes, onde as noções de verdade e representação serão questionadas.

E ainda, uma sessão de análise de micro expressões e deteção de mentira, conduzida por um técnico forense, sobre o trabalho de 4 atrizes que interpretarão uma personagem real.

Existirá ainda, um workshop de criação e difusão de fake news, bem como, um conjunto de oficinas de sensibilização para o tema da desinformação, dirigidas a escolas.

À exceção do workshop “Engana-me que eu gosto” e das oficinas “Fake AKA Mentira“, que requerem inscrição, as restantes atividades da Fake Week são de entrada gratuita (mediante levantamento de bilhete 1 hora antes e sujeito à disponibilidade da sala).

A Fake Week integra um trabalho de pesquisa desenvolvido pela companhia Formiga Atómica, para a criação do espetáculo “Fake“, com estreia marcada para 19 de março de 2020, na Sala Garrett do D. Maria II.

[Imagem: Teatro Dona Maria II]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *