Connect with us

A Tua Revista

Etapas da tua vida no Ensino Superior…

Flávia Ramalho

Publicado há

em

A partir de agora, és oficialmente um aluno do Ensino Superior – Parabéns! Provavelmente quando te sentas nas salas da tua Universidade ou Instituto Politécnico a sensação é, no mínimo, diferente de tudo o que já experienciaste até aqui. Já não dominas o espaço, nem conheces os colegas que se sentam contigo, em frente ao professor. A aventura começou e ainda não percebes nada. Mas, vamos com calma! A Mais Superior vai antecipar-te algumas fases por que vais passar nesta nova etapa da tua vida.

[Antes de leres lembra-te: “TODAS AS GENERALIZAÇÕES SÃO PERIGOSAS, ESTA INCLUSIVÉ!” – Alexandre Dumas]

…AO LONGO DO CURSO

INÍCIO: “É só o primeiro ano! Vamos à festa!”

Estás entusiasmado! Cidade nova, casa nova, amigos novos… Tudo é novo para ti e queres aproveitar todas as oportunidades para fazeres a festa. Vais baldar-te a umas aulas e, depois, correr atrás do prejuízo.

MEIO: “O curso faz-se!”

Assim que dominas a cidade e a instituição de ensino, tornas-te mais baldas. Não é que não te importes com os resultados que obténs em cada cadeira; mas já não estás no início do curso, e também não o vais terminar para já. Por isso, a tendência é deixar andar…

FIM: “É o tudo ou nada! Rumo ao 20!”

Costuma dizer-se que “depois de casa arrombada, trancas à porta”, o que quer dizer que, no último ano, procuras dar 200% para combater as notas menos altas que tiveste nos anos anteriores. É o ano em que te dedicas mais – tens mais maturidade – e em que consegues melhores resultados. Afinal, o mercado de trabalho está à porta!

 

…DURANTE O ANO LETIVO

INÍCIO: “Já tinha saudades de regressar à rotina!”

A reentrée no Ensino Superior é sempre entusiasmante. Regressas às tardes de estudo e às tardes com amigos. Mas também voltas a levantar-te cedo! Apesar de isso, é tudo positivo, até porque ainda falta até teres de te dedicar a sério.

MEIO: “Já precisava de respirar!”

As férias estão aí! É nesta fase que páras para refletir – mesmo não estando a estudar Filosofia – sobre o que fizeste e o que não fizeste, no primeiro semestre, e é agora que te preparas para começar, em força, o segundo.

FIM: “Para o ano é melhor!”

A vida é feita de tentativas! Umas melhor conseguidas que outras mas com os erros também aprendemos. No final do ano letivo, vais pensar no que fizeste o no que podias ter feito. Mas nesta altura também já planeias as férias de verão!

… AO LONGO DO SEMESTRE

INÍCIO: “Este semestre é que vai ser!”

Começa sempre assim! No início vais fazer muitas promessas mas só algumas consegues cumprir.

MEIO: “Ainda há muito tempo!”

Procrastinar vai ser a palavra de ordem! É inevitável! Vais deixar tudo para a última da hora. Não fazes por mal mas “ainda há tanto tempo”.

FIM: “Não quero ir a recurso!”

Uns deadlines cumpres e outros nem por isso. Mas esforças-te para evitar o recurso a todo o custo. O papão do final do semestre vai apanhar-te se não te aplicas!

“TODAS AS GENERALIZAÇÕES SÃO PERIGOSAS, ESTA INCLUSIVÉ!” – Alexandre Dumas

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *