Connect with us

Diversos

Via Verde Boleias: Poupa o ambiente e a carteira

Avatar

Publicado há

em

Ridesharing. Carpool. Já todos ouvimos estas palavras… Mas será que conhecemos todas as vantagens que tal prática pode trazer?

Carpool é juntar o útil ao agradável – ou, mais especificamente, juntarmo-nos a alguém que vá para o mesmo destino que nós – ou para a mesma direção – e dividir uma só viagem. Por exemplo, em vez de usarmos o nosso carro e fazermos uma travessia matinal solitária até à faculdade ou ao trabalho, podemos partilhá-la com algum colega e maximizar essa viagem.

Quantas vezes olhamos para o lado enquanto estamos numa fila de trânsito de manhã e encontramos dezenas de outros condutores sozinhos ao volante? A bocejar, absorvidos nos seus pensamentos… Não vamos todos para a mesma direção? Se nos juntássemos, diminuíamos os gastos de cada um e ainda demorávamos menos tempo a chegar ao destino – afinal,  um carro em vez de quatro ou cinco também significa muito menos filas e engarrafamentos!

Sabias que, em média, cada um de nós (condutores assíduos) passa cerca de 40 horas por ano no chamado “pára-arranca”?

Se tirarmos um momento para pensar nas vantagens que esta tendência de partilha pode trazer, até ficamos surpreendidos com o quão longa é a lista. Dividir custos (como combustível, estacionamento e outras despesas) é ser amigo da carteira; reduzir o trânsito e diminuir as emissões de dióxido de carbono para a atmosfera é ser amigo do ambiente. Respirar um ar mais limpo é importante para o bem-estar de cada um e traz vantagens na diminuição das doenças respiratórias. Para além disso, existe o fator social: dar e receber boleia é uma oportunidade de fazer novos amigos, partilhar interesses e experiências!

A partilha de viagens melhora a segurança rodoviária

Contra factos não há argumentos:

Relativamente ao contributo do carpooling para a segurança rodoviária, foi realizado um estudo em 10 países (entre os quais Portugal) publicado pela TNS Sofres em 2016, que revela que:

  • 75% dos inquiridos respeitam mais as melhores práticas de condução segura quando viajam com outras pessoas;
  • 57% reconhecem que fazem mais paragens para descansar durante os trajetos;
  • 55% respeitam mais os limites de velocidade;
  • 70% dizem que a sua avaliação os incentiva a uma condução mais segura;
  • 84% dizem que conduzir com companhia os mantém mais acordados e mais atentos.

Se toda a gente aderisse às boleias – pelo menos uma vez por semana -, isso equivalia a cerca de menos 20% de trânsito!

Já experimentaste a app de Boleias da Via Verde? É um plataforma digital de carpooling, que liga a procura e a oferta de boleias e torna mais simples a partilha de custos das viagens.

O uso é simples! Primeiro, tens de te registar na app ou site e construir o teu perfil pessoal.  Depois, se fores condutor, deves completar a tua página com mais informações – como o veículo que usas, uma fotografia tua e alguns dados que consideres importante para os teus futuros passageiros. Não te esqueças de inserir também os dados necessários para os acertos de contas –  o IBAN, no caso dos condutores, e número de cartão de crédito/ débito para  os passageiros.

E já está! A partir de agora fazes parte do Boleias e podes começar a partilhar as tuas viagens!

Como? Basta criar o cartão da boleia, definir o número de lugares disponíveis no carro, o ponto de encontro e o dia e hora desejados. No dia da viagem, os viajantes encontram-se à hora combinada. Após a viagem, o pagamento é feito de forma automática através da app!

[Foto: Via Verde]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *