Connect with us

Novidades

Uma Associação de mão cheia

Avatar

Publicado há

em

Com notoriedade a nível nacional e uma participação cada vez mais ativa no movimento associativo do país, a Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), tem vindo a melhorar a sua estrutura, espaços e serviços, de forma a disponibilizar aos estudantes, bem como a toda a comunidade académica, as melhores condições de estudo e de trabalho.

Proximidade aos alunos
A AAUAlg promove a proximidade com os estudantes, não só pelos diversos serviços de que dispõe, distribuídos pelos diversos campi da Universidade do Algarve, como pelas atividades desportivas acessíveis a toda a comunidade académica.
Com o intuito de ouvir os estudantes da UAlg, a Direção-Geral da AAUAlg costuma convocar uma Assembleia Magna, para que se discutam e aprovem os assuntos de relevo na vida da comunidade académica. As Reuniões Gerais de Alunos são convocadas pelos Vice-Presidentes e Núcleos Pedagógicos de cada unidade orgânica, também com o intuito de ouvir os seus alunos.

Representatividade externa
Ao longo dos anos, a AAUAlg tem vindo a reforçar a sua posição a nível externo, principalmente no encontro com outras Associações Académicas do país e tomadas de posse da Direção-Geral e com presença em vários encontros associativos, como o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, a Assembleia da República e o Encontro Nacional de Direções Associativas.

O desporto
Na promoção de uma vida ativa e saudável, o Gabinete de Desporto dinamiza anualmente um programa de atividades físico-desportivas denominado “Faz Desporto”, assente em 4 áreas diferenciadas: Competição interna (troféus reitor), competição externa (competições no âmbito da Federação Académica do Desporto Universitário), aulas de grupo e eventos.

A política de atuação
As áreas pelas quais a AAUAlg é responsável são de grande importância para o tratamento de assuntos e criação de projetos em prol dos estudantes: A Pedagogia e Política Educativa, a Ação Social e Solidariedade, a Empregabilidade, o Empreendedorismo e Saídas Profissionais, a Comunicação e Marketing, as Organizações estudantis (núcleos e secções autónomas), o Desporto, a Cultura e a Tradição Académica e Eventos.
De destacar, que os diversos órgãos são constituídos por estudantes, eleitos anualmente, que trabalham junto dos estudantes das mais variadas formas.

Os eventos
Proporcionar os melhores momentos de diversão aos estudantes é mais uma missão desta Associação Académica, cujos eventos são reconhecidos no país inteiro.
A Receção ao Caloiro é uma forma de receber os novos alunos que ingressam na UAlg, com um evento que se realiza durante o período de praxe, e que conta com a atuação de artistas nacionais e atividades lúdicas durante o dia. Porém, a Semana Académica é um dos eventos mais importantes, realizado anualmente e durante 10 dias, com concertos e as típicas atividades.
Ao longo do ano letivo e às quintas-feiras de cada mês, os estudantes podem aproveitar os arraiais organizados no Anfiteatro do Campus da Penha. Boa música, tradição, animação e convívio são uma constante.

A RUA – Rádio Universitária do Algarve
Começou como um projeto ambicioso de estudantes, que rapidamente se estendeu a toda a universidade. Possuidora de uma frequência própria, 102.7 FM, tem na academia um dos principais princípios, uma vez que pretende mostrar à comunidade o papel desta instituição na região. A música também é um foco, pois pretendem aproximar-se dos estudantes através de diversos estilos musicais. Tem ainda o papel de, diariamente, atualizar os eventos culturais que acontecem no Algarve.
Qualquer estudante da universidade pode participar e auxiliar a rádio, podendo inclusivamente criar as suas próprias rubricas. De destacar a Academia no Ar, um programa radiofónico da Associação Académica, de segunda a sexta-feira, com a edição desportiva.

Como fazer parte?
A AAUAlg está sempre disposta a receber novos contributos por parte dos alunos. E para isso são criadas condições para os processos de recrutamento para os alunos interessados em integrar a estrutura, tendo em conta os seus interesses e as necessidades da associação. Durante a organização dos eventos “Receção ao caloiro” e “Semana Académica”, são sempre necessárias ajudas de alunos voluntários, com possibilidade de integrar os quadros da associação.

Visita a AAUE no site oficial e na página de Facebook!

[Texto: Tiago Belim]
[Fotos: Associação Académica da Universidade do Algarve]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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