A partir de agora, és oficialmente um aluno do Ensino Superior – Parabéns! Provavelmente quando te sentas nas salas da tua Universidade ou Instituto Politécnico a sensação é, no mínimo, diferente de tudo o que já experienciaste até aqui. Já não dominas o espaço, nem conheces os colegas que se sentam contigo, em frente ao professor. A aventura começou e ainda não percebes nada. Mas, vamos com calma! A Mais Superior vai antecipar-te algumas fases por que vais passar nesta nova etapa da tua vida.
[Antes de leres lembra-te: “TODAS AS GENERALIZAÇÕES SÃO PERIGOSAS, ESTA INCLUSIVÉ!” – Alexandre Dumas]
…AO LONGO DO CURSO
INÍCIO: “É só o primeiro ano! Vamos à festa!”
Estás entusiasmado! Cidade nova, casa nova, amigos novos… Tudo é novo para ti e queres aproveitar todas as oportunidades para fazeres a festa. Vais baldar-te a umas aulas e, depois, correr atrás do prejuízo.
MEIO: “O curso faz-se!”
Assim que dominas a cidade e a instituição de ensino, tornas-te mais baldas. Não é que não te importes com os resultados que obténs em cada cadeira; mas já não estás no início do curso, e também não o vais terminar para já. Por isso, a tendência é deixar andar…
FIM: “É o tudo ou nada! Rumo ao 20!”
Costuma dizer-se que “depois de casa arrombada, trancas à porta”, o que quer dizer que, no último ano, procuras dar 200% para combater as notas menos altas que tiveste nos anos anteriores. É o ano em que te dedicas mais – tens mais maturidade – e em que consegues melhores resultados. Afinal, o mercado de trabalho está à porta!
…DURANTE O ANO LETIVO
INÍCIO: “Já tinha saudades de regressar à rotina!”
A reentrée no Ensino Superior é sempre entusiasmante. Regressas às tardes de estudo e às tardes com amigos. Mas também voltas a levantar-te cedo! Apesar de isso, é tudo positivo, até porque ainda falta até teres de te dedicar a sério.
MEIO: “Já precisava de respirar!”
As férias estão aí! É nesta fase que páras para refletir – mesmo não estando a estudar Filosofia – sobre o que fizeste e o que não fizeste, no primeiro semestre, e é agora que te preparas para começar, em força, o segundo.
FIM: “Para o ano é melhor!”
A vida é feita de tentativas! Umas melhor conseguidas que outras mas com os erros também aprendemos. No final do ano letivo, vais pensar no que fizeste o no que podias ter feito. Mas nesta altura também já planeias as férias de verão!
… AO LONGO DO SEMESTRE
INÍCIO: “Este semestre é que vai ser!”
Começa sempre assim! No início vais fazer muitas promessas mas só algumas consegues cumprir.
MEIO: “Ainda há muito tempo!”
Procrastinar vai ser a palavra de ordem! É inevitável! Vais deixar tudo para a última da hora. Não fazes por mal mas “ainda há tanto tempo”.
FIM: “Não quero ir a recurso!”
Uns deadlines cumpres e outros nem por isso. Mas esforças-te para evitar o recurso a todo o custo. O papão do final do semestre vai apanhar-te se não te aplicas!
“TODAS AS GENERALIZAÇÕES SÃO PERIGOSAS, ESTA INCLUSIVÉ!” – Alexandre Dumas