O sistema PAVNEXT (Pavement Energy Efficient Extractor), desenvolvido na Universidade de Coimbra (UC), conquistou o 3.º lugar, no Programa Cleantech Camp 2019, um programa de apoio ao empreendedorismo na área das energias limpas.
O projeto da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) arrecadou um prémio monetário no total de cinco mil euros.
O sistema PAVNEXT (Pavement Energy Efficient Extractor) pressupõe um pavimento que permite a redução do número de acidentes e da sua gravidade, que produz energia elétrica pela passagem dos veículos e que utiliza uma cobertura superficial feita de borracha resultante da reciclagem de pneus usados.
O PAVNEXT foi apresentado por Francisco Duarte, bolseiro de Pós-Doutoramento do projeto PAVENERGY – Pavement Energy Harvesting Solutions, coordenado por Adelino Ferreira, do Departamento de Engenharia Civil, e cofinanciado pelo FEDER através do COMPETE 2020 e por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
“O sistema PAVNEXT permite produzir energia elétrica pela passagem dos veículos e permite a redução do número de acidentes rodoviários e da sua gravidade”, explicam em comunicado os responsáveis do projeto.
O projeto da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra conquista prémios desde 2016, quando ganhou a 1.ª edição do Prémio Inovação Segurança Rodoviária. Depois disso, já venceu, entre outros, a competição nacional do ClimateLaunchpad, o concurso Big Smart Cities Portugal, o prémio “Urban Transitions” na final europeia do ClimateLaunchpad e o concurso Inov.Ação Valorpneu 2018.
O programa CleanTech Camp consistiu em 4 semanas de formação. A primeira semana foi preenchida com aulas digitais, a segunda decorreu em Barcelona, a terceira no Porto e a última em Madrid. Para além disso, foram organizados eventos de networking, bem como uma cerimónia final em Barcelona. Durante o programa, cada projeto teve um mentor atribuído que seguiu o desenvolvimento do plano de negócio e o pitch de investidores.
Os participantes do Cleantech Camp tiveram acesso à sede da CEiiA, espaços de incubação da Barcelona Activa, InnovaHub da Naturgy, Venture Center da Enagás e FAB da Enagás.
[Foto: Divulgação]