Porto celebra Dia Nacional dos Centros Históricos com mais de 80 atividades
A celebração do Dia Nacional dos Centros Históricos assinalou-se, oficialmente, no Porto, a 23 e 24 de março, com visitas guiadas, exposições, workshops, música, teatro, dança e oficinas diversas.
Com um programa, composto por mais de 80 atividades, a Torre e Museu dos Clérigos, a Igreja de São José das Taipas, o Centro Português de Fotografia, o Quartel do Carmo e a Farmácia Hospitalar do Museu do Centro Hospitalar do Porto, abriram portas aos visitantes, para a oficina “À Descoberta das Rotas Comerciais do Porto”, com modelagem, pintura e jogos de tabuleiro; o ciclo “Um Objeto e Seus Discursos“, com a análise do “Pergaminho das Despesas do Batizado do Infante D. Henrique”; e as atuações do Coro do Centro Histórico do Porto e do Quarteto de Cordas da Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana.
Já na Rua das Flores, Mr. P procurou surpreender os transeuntes, retratando as figuras que passavam, enquanto que, no Terreiro da Sé, a Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana subia ao palco, evocando clássicos nacionais e internacionais, com especial destaque para a música “Porto Sentido”.
O coletivo “A PiSCiNA” apresentou, ainda, a performance “A Voz da Ribeira”, no topo da escadaria de madeira do Cais da Ribeira, tendo como cenário a Ponte Luís I.