Seeds For The Future já chegou a uma centena de estudantes portugueses
O Seeds For The Future deu a oportunidade a duas dezenas de estudantes portugueses para integraram o programa-bandeira da Huawei focado no conhecimento e na inovação, numa edição que chegou a mais de uma centena de estudantes.
Dedicado a alunos do ensino superior das áreas de TIC, lançado em Portugal em 2015, valoriza o talento nacional nesta área e a 7.ª edição alcançou a centena de jovens engenheiros portugueses que participaram no programa, foi “especial”, considera Diogo Madeira da Silva, Head of Public Affairs & Communications da Huawei que considerou, no seu discurso de abertura, que “simboliza muito daquilo em que acreditamos na Huawei” e explica ainda:
Como a tecnologia tem o dever de contribuir para não deixar ninguém para trás e para reduzir as assimetrias do território enquanto promove a coesão social, o elevador social e o desenvolvimento sustentável.
Durante uma semana, 10 rapazes e 10 raparigas, estudantes de licenciatura ou mestrado de áreas como Engenharia Informática, Sistemas de Informação, Ciências da Computação ou Gestão de Informação, estiveram em contacto com um conjunto de iniciativas que os introduziram à realidade do trabalho nas TIC e a algumas das tecnologias mais inovadoras, como 5G, Inteligência Artificial, Cloud, IoT e outras. Os jovens, provenientes de Lisboa, Setúbal, Porto, Aveiro, Viseu, Madeira, Castelo Branco, Açores, Coimbra e Santarém participaram em atividades como visitas virtuais, mentorias com especialistas e debates.
A Directora Executiva da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), Sandra Fazenda Almeida, foi convidada para a sessão de encerramento, onde salientou a importância das carreiras na área tecnológica, no contexto atual. Reforçou ainda o papel importante que este tipo de iniciativas têm:
A promoção de uma aproximação entre o mundo académico e profissional é o primeiro passo a tomar para garantirmos uma camada jovem mais preparada para os desafios de um mundo do trabalho em constante evolução.
Desde a sua primeira edição nacional, o programa já atingiu mais de uma centena de estudantes portugueses, dando-lhes a oportunidade de conhecer de perto o mundo da tecnologia e da liderança.