Stand4Good lança campanha de combate ao abandono escolar
A Stand4Good lançou uma campanha que se destina a combater o Abandono Escolar no Ensino Superior, no âmbito do Dia Internacional da Literatura.
Um equipa composta por várias figuras públicas e pelos parceiros da Stand4Good uniram-se nas redes sociais para incentivar ao contributo de 5€ por pessoa para ajudar nesta causa.
Consideram que os estudantes universitários são desprotegidos e, ao longo do percurso, os apoios são escassos. Assim, esta organização criada em 2020, apoia os universitários que estão em comprovada situação de carência económica. O objetivo desta organização sem fins lucrativos é reunir esforços para combater o abandono do percurso académico na transição para ou durante o Ensino Superior, ao mesmo tempo que promove a empregabilidade jovem ao disponibilizar o acesso a oportunidades educativas e profissionais de qualidade.
A Stand4Good apoia estudantes das mais diversas áreas, durante os seus percursos, seja em Economia, Medicina, Direito, Bioengenharia, Arquitetura, Biologia, Ciências Farmacêuticas, Línguas e Literaturas, sendo que através de um protocolo com a Universidade do Porto, é possível acompanhá-los igualmente ao longo do primeiro ano após a conclusão do Ensino Superior.
A organização intervém em 6 passos: LEARN4Good, WORK4Good, TALK4Good, ACT4Good e DOIT4Good. Desde a atribuição de bolsas; à integração de Programas como o de Desenvolvimento de Competências Pessoais e Profissionais e o de Mentoria; permite a realização de Open Days, Shadow Days e estágios nas empresas parceiras; Programa de Conversas Inspiracionais; ações de voluntariados; e ainda o acompanhamento de finalistas ao longo do primeiro ano depois do término do curso.
Desde 2020, ano da sua fundação, já atribuiu 40 Bolsas Universitárias e 40 Programas de Mentoria. Para o ano de 2022/2023 prevê a atribuição de mais 30 Bolsas e 30 Programas de Mentoria.
A Co-fundadora da Stand4Good, Mafalda Teixeira Bastos, considera:
O contexto de pós-pandémico e inflacionista veio acentuar de forma expressiva as desigualdades já existentes, com muitas famílias a perderem grande parte do seu rendimento e muitos jovens a terem que abandonar o ensino superior. A Stand4Good materializa a suam missão precisamente no combate a esta problemática e a garantir que as oportunidades são realmente para todos.