Dia Mundial do Refugiado a 20 de Junho assinalado com semana de atividades em Lisboa, Seixal e Porto.
O JRS e a PAR juntam-se para celebrar o Dia Mundial do Refugiado a 20 de junho com uma semana dedicada ao tema, através de várias atividades a decorrer de 20 a 24 de junho.
A abertura das celebrações tem como destaque um concerto solidário, a ter lugar na Fábrica do Braço de Prata partir das 21h00, que contará com as atuações de Maria João, Daniel Rolim, Julio Brechó, entre outros artistas solidários com a causa. O valor angariado através de donativos realizados no local, reverterá totalmente a favor da missão do JRS e da PAR. Para além deste momento, o primeiro dia das celebrações será também palco da apresentação 1º episódio do podcast “Histórias da Nossa Terra”, que relata histórias de vida de alguns refugiados e as dificuldades por que passaram até encontrarem um novo lar em Portugal.
Ao longo da semana, serão várias as atividades a decorrer. Desde um torneio de futebol para refugiados com o apoio da Fundação Benfica, da Cruz Vermelha e do Seixal 1925, a um jogo de matraquilhos humanos, passando por conferências e palestras. Como parte do projeto “Fica Bem Entre Linhas” do JRS, que pretende combater a exclusão social, os migrantes apoiados pela instituição estarão a vender, no recinto, artesanato e comida por si confeccionada, dando a conhecer aos portugueses um pouco mais das suas origens.
O Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS) é uma organização internacional da Igreja Católica, fundada em 1980, sob responsabilidade da Companhia de Jesus. O JRS tem como missão «Acompanhar, servir e Defender» os refugiados, deslocados à força e todos os migrantes em situação de particular vulnerabilidade, estando atualmente presente em cerca de 50 países no mundo. Em Portugal, o JRS foi criado em 1992.
A Plataforma de Apoio aos Refugiados (PAR) é uma ferramenta que inclui organizações da sociedade civil portuguesa para apoiar os refugiados. A Plataforma de Apoio aos Refugiados nasceu da liderança e iniciativa da Sociedade Civil para dar uma resposta concertada à atual crise mundial de refugiados, em especial perante a situação vivida na Europa.
Sabe mais informações e consulta do programa completo aqui.