A aplicação WhatsApp está a testar uma nova função que vai permitir que as mensagens, imagens e vídeos enviadas sejam apagadas automaticamente, após uma visualização por parte do destinatário.
Esta nova funcionalidade tem como objetivo aumentar a privacidade dos utilizadores, dando-lhes a opção de escolher quem pode ficar com o registo do conteúdo multimédia enviado. Além disto, a interface gráfica desta plataforma vai contar com um novo ícone, que permite aceder à informação que foi apagada automaticamente.
Na prática será possível saber se o ficheiro enviado já foi aberto pelo destinatário e, se foi eliminado do seu dispositivo. Caso este não abra a conversa durante um período de tempo específico, a informação enviada acaba por ser apagada e não poderá voltar a ser vista.
Will Cathcart e Mark Zuckerberg, responsáveis pelo Whatsapp, avançaram que esta possibilidade de visualização e consecutiva remoção de conteúdos, irá será lançada num futuro próximo, contudo não foi tornada publicada a data oficial de lançamento.
Por enquanto, esta novidade só se encontra disponível na versão beta (2.21.14.3) para Android.
Mas, lembra-te! Apesar de as mensagens poderem vir a ser apagadas automaticamente, o WhatsApp não protege contra possíveis capturas de ecrã, nem te alerta caso um contacto teu, faça uma captura de ecrã do chat da vossa conversa.