Está a decorrer a fase de candidaturas para o concurso Novos Talentos FNAC. O desafio é lançado aos apaixonados por cinema, escrita, fotografia, ilustração e música estende-se, nesta nova edição, aos aficionados por videojogos. A participação está aberta a todos os residentes em Portugal com 18 anos ou mais.
A Mais Superior falou com a FNAC para saber mais sobre este concurso. Se ainda não te inscreveste, vais a tempo!
As inscrições são gratuitas e decorrem através do site oficial dos Novos Talentos FNAC, até 30 de abril 2021. Inscreve-te aqui.
Os vencedores serão anunciados na cerimónia de entrega de prémios, em Junho de 2021.
Quantas inscrições tiveram nas edições anteriores e este ano?
Ao longo dos anos, temos registado um elevado crescimento no número de inscrições, com novos records todos os anos, o que nos deixa muito satisfeitos.
Esta é a prova de que o facto de sermos cada vez mais transversais abona, não só a nosso favor, mas também a favor de quem participa.
2018 – cerca de 1000
2019 – 3.400
2020 – mais de 3500
2021 – Estamos um pouco acima do número do ano passado no período homólogo
Qual é a categoria que tem sempre mais inscrições ou é mais concorrida?
A categoria que tem sempre mais inscrições é ESCRITA, embora a categoria MÚSICA fique sempre muito perto também. Ao longo dos anos as candidaturas por categoria foram tendo um gap cada vez menor entre elas. A categoria de ilustração, lançada no ano passado, foi um sucesso imediato ficando quase ao nível da música.
Este ano temos uma novidade nas categorias – videojogos, foi uma categoria requisitada ou atendendo às tendências acharam que fazia sentido incluí-la?
Já tínhamos esta ideia há algum tempo. Temos acompanhado de perto o potencial de criação de videojogos que tem vindo a aumentar nos últimos anos, e que precisa de um palco para crescer. Queremos apoiar a criação de videojogos e, ao mesmo tempo, promover criadores desconhecidos, permitindo que se revelem novos valores e novas perspetivas na área dos videojogos.
Qual a importância deste concurso para a FNAC e para a cultura em Portugal?
A FNAC tem no seu ADN, a responsabilidade cultural, com especial foco na democratização da cultura. Enquanto o maior promotor cultural em Portugal, a nossa missão e o nosso lema é incentivar os artistas apelando à sua criatividade e talento, para que tenham a oportunidade de crescer e chegarem onde quiserem.
Esta iniciativa permite-nos assim continuar a descobrir e a dar palco e visibilidade ao jovem talento nacional. Acreditamos que Portugal tem muito talento por descobrir, há muita gente cheia de criatividade e inovação que só precisa de um incentivo para seguir as suas paixões e se mostrar ao mundo. Assim, a nossa principal motivação com este projeto é a vontade de apoiar o setor da cultura. Sabemos o quão importante este é tanto para quem nele trabalha, como para quem dele usufrui.