Connect with us

Lazer & Cultura

O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica está de regresso e trás novidades!

Publicado há

em

Imagem de: FITEI

O FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica está de regresso, entre 1 e 16 de maio, com um programa misto – presencial e digital – que inclui 14 espetáculos presenciais e 10 online, dos quais 7 são estreias absolutas e 7 estreias nacionais. A programação foi anunciada esta semana em conferência de imprensa. 

A 44.ª edição do festival decorre da ideia de sustentabilidade em variadas vertentes: ambiental, política, individual, afetiva, sexual e mental e traz algumas novidades. A principal é o lançamento da nova plataforma FITEI DIGITAL, pioneira nas plataformas de streaming dedicadas ao teatro em Portugal, onde, além dos espetáculos que integram a programação online, estarão disponíveis para visualização diversos conteúdos complementares em constante atualização.

Este novo palco digital inaugura com Estado vegetal, da dramaturga chilena Manuela Infante. Uma reflexão sobre as formas de habitar o planeta e a relação com as entidades vegetais, temas abordados também no espetáculo Selva Coragem, do Teatro do Frio. Em Amarillo,  a companhia mexicana Línea de Sombra reflete sobre as fronteiras – físicas e mentais – que separam o México dos EUA.

A programação presencial do FITEI arranca, pela primeira vez, em Viana do Castelo, no Teatro Municipal Sá de Miranda, com os espetáculos Qué locura enamorarme yo de tí, da escritora e jornalista peruana Gabriela Wiener, encenado por Mariana de Althaus e Santa Inés, da companhia galega Feroz, com texto de Lorena Conde e ideia original e interpretação de Inés Salvado.

No Porto (Rivoli, Teatro Campo Alegre, TNSJ, MSBV, TECA, Bonjóia, Mala Voadora, THSC, CACE, ESAP, Armazém 22), Vila Nova de Gaia (Auditório e Zé da Micha) e Matosinhos (Teatro Municipal Constantino Nery) serão apresentadas propostas nacionais. Vê a programação completa no site do FITEI!

À semelhança das edições anteriores, a programação do FITEI abre portas aos atores em formação através da secção O FITEI E AS ESCOLAS DO PORTO, que contará com espetáculos do balleteatro, ESAP e ESMAE. A aposta na formação de profissionais e estudantes de teatro mantém-se com workshops presenciais e masterclasses online com o selo ISTO NÃO É UMA ESCOLA FITEI. Por sua vez, o FITEI ABERTO, que inclui atividades gratuitas para o grande público, propõe lançamentos de livros, conversas presenciais e online e concertos. É neste contexto que Marcela Lucatelli, performer brasileira da expressão vocal e sonora, radicada na Dinamarca, chega ao festival, numa parceria com a Matéria Prima, para um workshop e performance. Também aqui os Favela discos,  lançam o seu novo álbum, em colaboração com a Circolando e o Criatório. 

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *