Connect with us

Ciência & Tecnologia

Centro de investigação da Católica entre os melhores do mundo

Joana Alves

Publicado há

em

Imagem cedida

A Instituição encontra-se entre os centros com maior impacto, no âmbito da investigação sobre a resistência a antibióticos no ambiente

 O Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa é um dos centros de investigação mais citados do mundo.

O Laboratório Associado da Católica está entre as 10 instituições que integram a lista da revista Global Health Research and Policy, que distinguiu os centros com maior impacto, a nível mundial, na investigação sobre a resistência a antibióticos no ambiente.

Num estudo em que se avaliou a atividade e o impacto da investigação realizada sobre esta temática, a nível mundial, entre 2000 e 2019, com base no número, na evolução e no índice de citação de publicações científicas, o CBQF ocupa o terceiro lugar no top 10 de instituições mais citadas.

A lista conta com cinco instituições da China, uma do Canadá, duas dos Estados Unidos da América e duas de Portugal – entre as quais figuram a Universidade Católica Portuguesa e a Universidade do Porto.

Recorde-se que Célia Manaia, investigadora do CBQF, foi distinguida, recentemente, como uma das cientistas mais citadas do mundo.

A docente encontra-se entre os 12 portugueses que integram a lista elaborada pela empresa norte-americana Clarivate Analytics – “Highly Cited Researchers 2020” –, que, no final de 2020, distinguiu mais de 6.100 investigadores, ou seja, cerca de 0.1 por cento de todos os cientistas do mundo, em 21 áreas de investigação.

Se queres saber mais informações sobre este e outros projetos, consulta o site da católica, aqui.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *