Se pudesses dar dois conselhos a todos os jovens que sonham trabalhar em rádio, quais seriam?
Eu vou dar conselhos práticos, porque acho que é isso que falta. E não vou incluir as licenciaturas em Comunicação Social porque tanto existem profissionais excelentes que têm o curso, como que não têm. O primeiro é aproveitar as milhares de oportunidades que o digital dá para mostrarem o vosso talento, mesmo enquanto estão a estudar, porque dá para conciliar as duas coisas. Um canal no Youtube, uma conta no TikTok ou no Instagram – algum meio em que consigam mostrar aquilo que verdadeiramente vos destaca. E depois é trabalhar imenso nesse sentido, ainda que possa custar, e até mesmo desmotivar um bocadinho, porque a verdade é que sem um Estágio ou sem um background, no digital por exemplo, torna-se muito difícil entrar para este meio.
O segundo conselho que tenho para quem quer ir para esta área é que nunca vá pela visibilidade ou pelo dinheiro. A rádio não é o meio mais bem pago do mundo, e a visibilidade é muito vazia e não serve para nada, porque o trabalho que temos é sempre muito maior do que a visibilidade que conseguimos alcançar. Deve-se entrar nesta área porque se gosta, e não ter medo que o ego nos condicione de alguma forma. O ego nesta profissão é mesmo muito prejudicial, portanto o conselho que dou é para meditarem e deixarem o ego de parte.
Estreaste agora o MegaHits TikTok Radioshow, relacionado com a plataforma que interliga as palavras “quarentena” e “tempo-livre”. O que o público pode esperar desta nova aposta?
Todos os domingos, do 12h às 14h, o público pode contar comigo, com a Constanza Ariza – uma tiktoker incrível da área da dança, que é muito engraçada e uma ótima comunicadora; e com a Janico Durão, da página 1minuto.comigo – que faz sketchs de humor incríveis. Elas vão-se revezando a cada domingo, e vamos ter sempre convidados, que não têm de ser utilizadores da plataforma. Vamos ser uma companhia para todos aqueles que estão a fazer o almoço, ou a ir para o trabalho ao fim de semana, onde podem dançar um bocadinho mais do que o habitual.
Enquanto utilizadora do tiktok, vês esta nova plataforma como um dos vários espelhos que o tipo de música Mega Hits emite? Uma vez que é muito dedicado ao setor jovem comercial.
Sem dúvida! O TikTok cria hits e nós próprios somos uma Rádio de hits! É a mistura perfeita. E no novo programa vamos passar todas as músicas que são tendência, mesmo as mais recentes, porque hoje em dia há muitas novidades que surgem lá. Portanto claro, a Mega tem de estar a par do TikTok!