Connect with us

Ciência & Tecnologia

Les Roches Crans-Montana: Seis empresas de alta tecnologia integram o Centro de Inovação

Rita Costa

Publicado há

em

Les Roches

O Centro de Inovação em Les Roches Crans Montana dá as boas-vindas aos seus primeiros projetos de incubação e abraça uma experiência digital inovadora de seis empresas de tecnologia de classe mundial – Rayshaper na área da Inteligência Artificial (IA), Simprosoft, líder em Realidade Virtual (VR), Spectrum, empresa de desenvolvimento de aplicações web, Worshop 4.0, Robótica, qiibee, especialista em blockchain e Brunata, líder internacional em Internet of Things (IoT).

Innovation Hub focado na indústria hoteleira, foi revelado ao público, ainda em fase de desenvolvimento em junho deste ano. E foi lançado oficialmente sexta-feira, através de uma e-conferência. O Innovation Hub é, simultaneamente, o centro multidisciplinar, rede e plataforma web colaborativa, Les Roches Crans Montana destaca-se globalmente nos setores da hotelaria e formação nesta área. Esta particularidade está totalmente alinhada com o nível de excelência pela qual a formação em hotelaria suíça é reconhecida mundialmente.

Na raiz desta iniciativa, a Dra. Christine Demen Meier, Diretora Geral da Les Roches e membro do Conselho de Inovação da Innosuisse, refere: “Empresas como a Booking evoluíram graças à revolução digital 2.0 numa indústria ainda fraca em termos de digitalização. Com a chegada da web 4.0, a indústria hoteleira deve basear-se na tecnologia e tornar-se um player líder através do seu próprio desenvolvimento. Esta situação torna o conhecimento digital, agora mais do que nunca, um componente-chave na formação dos líderes de amanhã.”

Les Roches Crans-Montana – um player num ecossistema digital

Esta plataforma está aberta a start-ups e também a grandes marcas internacionais. As principais atividades deste Centro incluem um centro de desafios, tais como: consultoria & diagnóstico), centro de desenvolvimento, coaching de start-up’s e incubação, um centro de testes e eventos. No apoio transversal a estas atividades, um grupo de empresas digitais, os digital shapers, irá prestar assessoria aos projetos orientados pelo Hub.

Este know-how abrange seis vértices tecnológicos: AI com Rayshaper na Suíça, com especialização em imagens de alta definição e vencedora do Red Dot Design Award, o prémio de design industrial de maior prestígio no mundo. E-Commerce e aplicações Web vinculados à Spektrum, no Canadá, empresa de desenvolvimento de aplicações web. Realidade Virtual e Realidade Aumentada com assessoria da Simprosoft na Polónia, empresa líder em treino de simulação para bombeiros, polícia e aeroportos. Robótica com a oferta técnica da Workshop 4.0, empresa de soluções de robótica e impressão 3D. IoT da Brunata na Alemanha, líder global em tecnologia customizada de sensores e medidores integrados controlados remotamente. Por último, mas não menos importante, qiibee na Suíça, empresa de desenvolvimento de soluções plug & play Blockchain.

Pablo J. García, Diretor do Innovation Hub, revela que: «com estes parceiros os projectos em incubação e os nossos alunos podem beneficiar de um conhecimento valioso e também da experiência empresarial deste grupo de empresas.”

Paralelamente, está em desenvolvimento uma iniciativa similar na escola-irmã, a Les Roches Marbella.

Primeiros projetos com acesso ao suporte colaborativo

O Centro de Inovação irá receber até 10 projetos de inovação e 10 projetos de incubação de start-up’s por ano. Os três primeiros grupos colaborativos já começaram e em grande escala: ativa na área de inteligência artificial e reconhecimento facial, IP Keys para Inside Personality Keys, que está a desenvolver uma solução que visa traçar o perfil da personalidade de um individuo através da análise das emoções transmitidas pelo rosto. 50 alunos já participaram no grupo da amostra.

Brunata AG: Aos alunos da Les Roches foi lhes pedido para examinar e confrontar uma solução potencialmente destinada ao setor da hotelaria. A Associação de Municípios de Crans-Montana, parceira do Innovation Hub, beneficia do apoio de equipas para um projeto que aposta na estratégia de desenvolvimento da oferta hoteleira do resort Crans Montana.

O novo Innovation Hub representa uma oportunidade única para os alunos, integrarem um ecossistema de inovação, especialmente porque muitos destes alunos têm a perspetiva de montar um projeto empresarial ainda durante os estudos. Por fim, na função de plataforma de network, o Innovation Hub é responsável por iniciar um ambicioso programa de atividades, intercâmbios e eventos internacionais entre grandes empresas e os mais recém chegados. Em meados de novembro, surge o ShiftIn’Festival que irá mobilizar a inteligência coletiva da Les Roches em projetos de sustentabilidade.

Na foto abaixo a Dra. Christine Demen Meier, Diretora Geral da Les Roches e membro do Conselho de Inovação da Innosuisse

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *