Connect with us

Em destaque

José Neves cria fundação direcionada à educação

Rita Costa

Publicado há

em

José Neves

José Neves é considerado um dos mais bem sucedidos empreendedores em Portugal, tendo criado a empresa Farfetch, que há dois anos fez uma oferta pública inicial (IPO, sigla em inglês). Esta traduziu-se num aumento substancial na fortuna do empresário, que ocupou nesse ano, o nono lugar dos mais ricos em Portugal, no ranking elaborado pela Forbes, com um património avaliado em 689 milhões de euros.

Tendo sido este, um dos momentos chave para a concretização da Fundação José Neves, começou a ter mais tempo e liquidez para apostar na filantropia e na retribuição à sociedade, que já estava nos seus planos há anos.

O compromisso foi assumido depois de ter feito o IPO da Farfetch, e consiste em doar 2/3 da sua fortuna, durante o seu tempo de vida, ou em herança. “O que recebemos devemos retribuir […] é natural”, afirma, realçando que este investimento é mais do que dinheiro, é talento, paixão. recursos e ligações, mas também em trazer ideias, e para isso conta com o apoio de Carlos Oliveira e António Murta, empreendedores de sucesso portugueses, e conta também, com o envolvimento de empresas como a Microsoft e a Outsystems.

Durante o evento de apresentação oficial da Fundação, cuja transmissão foi online, contou com oradores nacionais e internacionais de várias áreas, como: Will.i.am, músico e filantropo, Niklas Zennstrom, cofundador do Skype e da Capital de Risco Atomico, António Horta Osório, Banqueiro, presidente executivo do Lloyds Bank, e Naomi Campbell, modelo, empreendedora e fundadora da Fashion of Relief, entre outros…

José Neves é um empresário bem sucedido que se lançou para o mundo dos negócios, inspirando-se no exemplo de Bill Gates, quando tinha apenas 8 anos e recebeu o seu primeiro computador sem jogos, e começou a programar, mas também na criação da Fundação Melinda e Bill Gates. “Queria fazer algo na área da filantropia há muitos anos”, adiantou na conversa de arranque do evento de lançamento, explicando que primeiro se envolveu com o Founders Pledge e Giving Pledge, onde é o único português, entre mais de 200 filantropos, onde se encontram alguns dos maiores multimilionários do mundo.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *