Connect with us

Ciência & Tecnologia

Técnico na rede europeia de centros de excelência

Rita Costa

Publicado há

em

SofiLayla/ Pixabay

O Instituto Superior Técnico foi selecionado para receber um dos 30 centros de investigação da rede European Lab for Learning and Intelligent Systems (ELLIS). Alinhado com esta missão vai estar o Lisbon Unit for Learning and Intelligent Systems (LUMLIS), que se dedicará à investigação básica e aplicada, desempenhando um papel fundamental na garantia da soberania e liderança da Europa, nomeadamente na investigação em Inteligência Artificial (IA) moderna.

“O facto da nossa proposta de criação do LUMLIS como unidade da rede europeia ELLIS ter sido bem sucedida corresponde a um reconhecimento da qualidade e prestígio do trabalho em IA, aprendizagem automática, robótica e áreas afins – bioinformática, imagiologia, processamento de linguagem natural, etc…- que se faz no Técnico, em particular no Instituto de Telecomunicações (IT), Instituto de Sistemas e Robótica (ISR-Lisboa) e INESC-ID”, destaca o professor Mário Figueiredo, docente do Técnico, investigador do IT, e atualmente coordenador desta unidade.

A rede ELLIS abrange 14 países europeus, na qual se incluem várias instituições de classe mundial, entre as quais a Universidade de Cambridge, o Instituto Italiano de Tecnologia e o ETH Zürich. A inauguração dos mais recentes centros, realizou-se no 15 de setembro, numa cerimónia virtual. As unidades do ELLIS foram selecionadas por um comité de cientistas de renome de diversos países, tendo por base, a excelência científica das instituições associadas.

De acordo com o professor Mário Figueiredo “o grande objetivo do LUMLIS é ‘federar’ o trabalho nestas áreas que é feito por docentes, investigadores e estudantes do Técnico, mas que se encontra disperso por vários institutos”. “O LUMLIS pretende ser visível e ter uma atividade e uma imagem unificadas, bem como estimular e incrementar a colaboração entre as muitas pessoas do Técnico que  trabalham em IA e ML [Machine Learning] e áreas afins, contribuindo para a visibilidade internacional do Técnico nestas áreas”, afirma o docente.

Para o coordenador do LUMLIS não há dúvidas de que a formação avançada, designadamente os doutoramentos são “absolutamente essenciais, para a investigação académica- em IA, como em todas as áreas da ciência e tecnologia”, e por isso e sendo este “um aspeto central na missão do ELLIS”, a aposta na formação assumirá “também um papel preponderante no LUMLIS”.  Deste modo, os jovens da área de IA e ML, nomeadamente os do Técnico, irão automaticamente beneficiar destas oportunidades: “No seio do ELLIS, haverá novas possibilidades de intercâmbios de estudantes e de co-orientações e outras colaborações com os melhores grupos da Europa”.

O ELLIS foi criado em 2018, e é um esforço pan-europeu para fomentar a excelência da investigação europeia na aprendizagem automática e nos campos relacionados, oferecendo excelentes oportunidades aos cientistas para realizarem a sua investigação na Europa. Apesar de ser uma iniciativa com apenas dois anos, o ELLIS já conta com o apoio de empresas europeias de renome como a Audi, AVL, Bayer, Bosch, Deep-Mind, Greiner, Porsche e Siemens, e as empresas americanas Amazon, Facebook, Google, NVIDIA e Qualcomm.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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