Connect with us

Ciência & Tecnologia

Portugal cria máscara que elimina coronavírus

Joana Fonseca

Publicado há

em

Pixabay

Empresários, cientistas e académicos portugueses uniram-se num projeto para desenvolver a primeira máscara a nível mundial com capacidade de eliminar o novo coronavírus.

Numa reportagem feita na “SIC Notícias”, o projeto implicou mais de dois meses de testes, que acabaram por confirmar que as máscaras são de facto únicas no mundo. Susana Serrano, CEO da Adalberto, explica que as máscaras têm um tratamento repelente, anti-gotas e ainda um tratamento anti-viral. Podem ser lavadas e têm um tempo de utilização de pelo menos um ano.

As empresas que se uniram neste projeto para a cooperação entre a fabricante Adalberto, a retalhista de moda MO da Sonae Fashion, o iMM, o centro tecnológico CITEVE, e a Universidade do Minho confirmam a novidade: a máscara MOxAdTech, a primeira máscara que inativa o vírus. A máscara reutilizável já estava à venda.

A máscara beneficia de um revestimento inovador que neutraliza o vírus SARS-CoV-2 quando este entra em contacto com o tecido, efeito que se mantém mesmo depois da realização de 50 lavagens.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *