Connect with us

Desporto & Saúde

Cascais vai ter um autocarro-laboratório para testes serológicos

Joana Fonseca

Publicado há

em

Pixabay

A Câmara Municipal de Cascais (CMC) apresentou o Covid-Bus, um autocarro-laboratório que irá circular pelo concelho para a recolha local de análises destinadas à realização de testes serológicos aos residentes.

O autocarro irá passar por 42 bairros, dando especial atenção a pessoas com mobilidade mais reduzida e com menor capacidade de acesso aos meios digitais. Carlos Carreiras, Presidente da CMC revelou a importância de mais este meio no combate à pandemia  e relembra que se enquadra numa estratégia global da autarquia.

“Este autocarro insere-se numa estratégia mais vasta, uma coligação de esforços que vai além das questões de saúde e que abrange a distribuição de máscaras gratuitas, ação social nos bairros, pois começa a haver desemprego e perda de poder de compra, assim como acompanhamento psicológico e apoio alimentar, onde temos verificado um aumento de pedidos”, afirma o Presidente da CMC.

Os testes serológicos permitem detetar, no soro sanguíneo,  os níveis de anticorpos específicos para um vírus como o SARS-CoV-2, o coronavírus provocado pela doença da COVID-19.

Duarte Cordeiro, Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares  afirma “com esta iniciativa, o município de Cascais incentiva e promove o processo de análise aos seus residentes, mas, acima de tudo, assegura na rua as respostas da Saúde Pública, das respostas sociais, que são absolutamente necessárias para ajudar no confinamento e reforçar a sensibilização num momento particularmente importante”.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *