Connect with us

Ciência & Tecnologia

Estudantes da UA criam lanternas para crianças marroquinas

Mais Superior

Publicado há

em

Créditos Universidade Aveiro

Um grupo de estudantes da Universidade de Aveiro criou lâmpadas a pensar nas crianças marroquinas sem acesso a luz para estudarem à noite.

A Lampe é uma lanterna que utiliza uma power bank recarregável ligada a um conjunto de cinco leds, assim durante as aulas as crianças vão poder carregá-las e levar para casa.

A ideia surgiu durante o Uniraid uma viagem para estudantes universitários portugueses e espanhóis que anualmente se realiza em Marrocos.

As 30 lanternas serão entregues em Marrocos pelos próprios estudantes durante a próxima Uniraid que se realiza de 15 a 23 de fevereiro.

Um dos grandes problemas que vimos no terreno é que há muitas crianças a deslocarem-se a pé para as escolas. Em muitas zonas remotas não há estradas, muito menos passeios ou iluminação pública decente. Quando anoitece há muitos acidentes, porque as crianças não têm material reflector nem estão visíveis, estejam elas a pé ou de bicicleta. Em muitas aldeias a iluminação pública é bastante deficiente achámos por bem construir esta lanterna facilmente recarregável e com muita versatilidade na aplicação”, descrever em comunicado um dos alunos responsáveis pelo projeto.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *