Connect with us

Notícias

Vai existir um novo ecoponto: O Castanho

Beatriz Cavaca

Publicado há

em

A partir de janeiro de 2024, todos os Estados-membros da União Europeia vão ser obrigados a ter um quarto contentor que será castanho e servirá para resíduos biodegradáveis.

Neste contentor, deverão entrar todos os resíduos  como restos de alimentos ou de plantas de jardim que supostamente podem ser reabsorvidos pelo meio ambiente sem problema.

Em Lisboa, por exemplo, já se faz a recolha e transporte de biorresíduos oriundos de cantinas e restaurantes do município para valorização orgânica no sistema gerido pela Valorsul.

O processo de utilização destes novos contentores será feito com a colaboração das  Juntas de Freguesia que colocaram no futuro, na via pública compostores comunitários de 900 e 330 litros para as pessoas porem cascas de vegetais, legumes, hortaliças, fruta, guardanapos e papel de cozinha usado, borras de café, aparas de relva, que pela ação de microrganismos se transformam num composto útil para a agricultura.

Desta forma as cidades da Europa vão poder tornar-se mais ecológicas e prontas a enfrentar os novos desafios ambientais.

[Imagem: Pexels]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *