Connect with us

Dá-te ao Trabalho

Portugueses entre os inovadores na European Innovation Academy

Flávia Ramalho

Publicado há

em

A 3.ª edição da European Innovation Academy anunciou os 10 projetos inovadores e há oito portugueses incluídos nas equipas destacadas, em Cascais, no final do programa universitário.

No total, foram 50 os alunos finalistas – divididos por 10 equipas – que trabalharam ao longo de 15 dias em Inovação Digital da Europa, procurando revolucionar diferentes áreas e hábitos da sociedade – recorrendo ao uso de smart devices, big data, Internet of Things, 3D printing e aplicações web.

Os vencedores foram anunciados no último dia do evento, no Centro de Congressos do Estoril. As equipas vencedoras partiram a 5 de agosto para receber mentoria dos vários especialistas do programa para o arranque dos projetos.

Os projetos mais inovadores foram selecionados por um grupo de investidores, sendo que a maioria são projetos de inovação social, e cinco deles incluem estudantes portugueses”, pode ler-se num comunicado enviado à redação.

Foram desenvolvidos alguns projetos como uma plataforma que funciona como um amigo para apoiar crianças com doenças crónicas a partilhar os seus sentimentos e gerir tratamentos, uma aplicação que vem simplificar os pagamentos em grupo, uma aplicação para apoiar invisuais que deteta objetos em tempo real e descreve o ambiente em redor, entre outros

Além dos 10 prémios atribuídos, foi ainda entregue um wild card a um projeto com ADN português, o Iliaki Solutions – que propõe a criação de uma película de cobertura que recolhe mais fotões e duplica a eficiência de painéis solares.

No total foram 500 participantes vindos das melhores universidades de 60 países diferentes aceitaram o desafio de criar uma startup em três semanas.

O European Innovation Academy contou com o apoio da Câmara Municipal de Cascais, do Banco Santander e da Lab1886, a incubadora da multinacional Daimler, bem como com o cunho da Beta-i, da Nova SBE, da Universidade Nova de Lisboa e da Carris.

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *