Decorre desde 22 de junho e até 4 de agosto a 4.ª fase do Orçamento Participativo Jovem 2019 (OPJ2019). Durante este período, podes escolher e votar nos teus projetos favoritos.
Acede ao site do OPJ2019 e podes consultar os 232 projetos em votação para votares no teu favorito. Vais encontrar projetos para as várias regiões do país (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores) subordinadas aos temas Educação, Habitação, Saúde, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Governança e Participação e Igualdade e Inclusão Social.
Se tens entre 14 e 30 anos, podes votar de duas formas diferentes: através da página opjovem.gov.pt ou de mensagem SMS gratuita. Se optares pela primeira opção, deves efetuar o login ou registo na plataforma, aceitar a política de privacidade e selecionar o projeto pretendido. Se preferires votar através de SMS, tens de enviar mensagem escrita de telemóvel, para o número 4310 com o seguinte texto: Número do projeto [espaço] Número completo do Cartão do Cidadão (12 dígitos) [espaço] autorizo. Exemplo: 2 [espaço] 134231392ZV1 [espaço] autorizo. Os jovens cidadãos estrangeiros a residir em Portugal deverão colocar o “Número de Autorização de Residência” no corpo da mensagem.
A votação termina no próximo dia 4 de agosto. E a apresentação pública dos projetos vencedores é efetuada a 12 de agosto de 2019, que coincide com o Dia Internacional da Juventude.
A lista dos projetos em votação foi publicada a 22 de junho, depois de concluída a 3.ª fase do OPJ2019 – fase de análise técnica e consulta pública.
O Orçamento Participativo Jovem é um processo restrito a cidadãos com idades entre os 14 e os 30 anos. Esta é uma iniciativa pioneira a nível mundial, que implica a participação democrática de jovens, onde estes podem apresentar e decidir projetos de investimento público. O processo contempla o montante global de 500 mil euros.
[Imagem: página de Facebook do Orçamento Participativo Jovem Portugal]