A ITSector, empresa tecnológica especialista no desenvolvimento de software para o setor financeiro, e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) assinaram um protocolo de colaboração que prevê a integração de alunos dos cursos da área tecnológica do IPB no Centro de Tecnologias Avançadas (CETAN) da ITSector em Bragança.
Assinado na presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, este protocolo estabelece que os alunos das áreas de especialização de Computação e de Tecnologias de Informação, bem como os alunos nas áreas específicas do Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente do IPB, vão poder ser integrados no CETAN da ITSector em Bragança, no âmbito de programas de estágios e projetos de fim de curso, tendo em vista a sua formação em contexto de trabalho.
“Os alunos do IPB terão a oportunidade de experienciar os contextos específicos da nossa atividade em Bragança, que assenta no desenvolvimento de sistemas críticos na área financeira, sendo que é nosso objetivo prepará-los a nível profissional para uma futura integração nos quadros da ITSector em Bragança”, adianta Maria Inês Domingues, Diretora de RH da ITSector.
O protocolo celebrado entre o IPB e a ITSector prevê ainda o intercâmbio de especialistas entre as partes, mediante a colaboração de quadros da ITSector em atividades de docência de disciplinas específicas naquela instituição de ensino superior, através da realização de workshops e de seminários intensivos de curta duração ou de docência regular.
A cooperação entre o IPB e a tecnológica com sede no Porto inclui também o compromisso de ambas as partes desenvolverem esforços no sentido de identificar áreas de formação e desenhar ou adaptar planos curriculares em conformidade.
Recorde-se que, no passado mês de dezembro, a ITSector anunciou estar em processo de recrutamento, com o objetivo de aumentar o número de colaboradores do CETAN de Bragança, onde vai triplicar as instalações que ocupa no Brigantia EcoPark, pretendendo atingir um total de 80 colaboradores até final de 2019.
Devido à escassez de recursos humanos disponíveis na área de TI em Portugal, fenómeno que se amplia nas regiões interiores do país, a empresa pretende dar oportunidades a locais que queiram desenvolver a sua carreira na área tecnológica ou que pretendam regressar à sua terra natal, indicando estar à procura de vários perfis, desde analistas funcionais, a programadores, gestores de projeto e testers.
Fundada no Porto, em 2005, e com Centros de Tecnologias Avançadas instalados em Lisboa, Braga, Aveiro e Bragança, a ITSector dispõe ainda de escritórios na Polónia, Alemanha, Angola, Moçambique e no Quénia.
[Foto: IPB]