Connect with us

Ciência & Tecnologia

Porto. Só vais precisar do teu smartphone para andar de transportes públicos

Avatar

Publicado há

em

Os passes e bilhetes Andante vão transformar-se na aplicação Anda, e vão permitir-te andar de metro, autocarro e comboio usando apenas o teu smartphone.

Diz adeus aos cartões e ao dinheiro físico na tua carteira para andares de transportes públicos na cidade do Porto. A partir do próximo mês de abril, o sistema de bilhética Andante – utilizado pelo Metro do Porto, pelos autocarros da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), pela CP e por outros operadores privados da Área Metropolitana do Porto – vai passar a estar no teu smartphone através da app Anda.

A Anda é, na prática, um título Andante em formato digital, que evita teres de te preocupar com o tipo de viagem a comprar, no início do mês ou a cada deslocação. Porquê? Porque integra um sistema que atribui a cada passageiro o tarifário mais favorável.

De acordo com José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, deixas de precisar de definir no início de cada mês qual o cartão que vais comprar, e sempre que precisares de te deslocar, o preço apresentado será sempre o mínimo possível.
Imagina que, até aqui, os teus pais te pagavam um passe mensal de 30 euros e que, excecionalmente, precisas de te desviar da tua rota ao longo do mês. Com a Anda, essas mesmas viagens poderão ficar-te alguns euros mais baratas, porque esta é a primeira app de telemóvel capaz de otimizar o tarifário mensal de cada cliente.

A Anda está disponível apenas para Android, uma vez que estabelece comunicações em Near Field Communication (NFC) com os validadores do Andante, uma tecnologia que ainda não é possível desenvolver para iPhone, de acordo com fonte da empresa.

[Fonte: Agência Lusa]
[Foto: Câmara Municipal do Porto]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *