A edição de 2018 do Calendário Solidário da AAUMinho regressa para lembrar a necessidade da igualdade de oportunidades para todos os alunos do Ensino Superior, e integra pela primeira vez uma atleta campeã do mundo que não é portuguesa.
Nesta que é a quarta edição do Calendário Solidário da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUMinho), estão presentes dois campeões da Europa, vários campeões nacionais e, pela primeira vez, uma campeã do mundo espanhola. Rocío Sánchez Estepa foi campeã mundial universitária de Karaté em 2016 (Braga) e medalha de bronze no mundial sénior de 2014, e não hesitou um segundo quando lhe foi endereçado o convite, por ser “uma excelente forma de ajudar outros estudantes universitários”.
Para além da atleta espanhola, estão também Diogo Silva, aluno da Universidade Nova, e Bruno Correia, ex-aluno da Universidade do Minho, igualmente titulados com o ouro europeu. O primeiro foi campeão europeu universitário de Judo em 2013 e o segundo o capitão da equipa campeã europeia universitária de Futebol em 2016.
Rita Dias (Hóquei Patins) e Ercília Machado (Atletismo) foram outras das participantes no Calendário Solidário da AAUMinho 2018, atletas com medalhas de prata em campeonatos do Mundo e da Europa em representação de Portugal.
De resto, há ainda cinco atletas com títulos internacionais a figurar nesta iniciativa, e vários outros com títulos absolutos a nível nacional, como Vera Silva (Voleibol), Rita Vilaça (Ténis), David Cardoso (Remo) e Diogo Almeida (Remo).
Por fim, este calendário tem ainda a novidade de incluir uma equipa desportiva completa: A equipa de Andebol feminino da UPorto, que conquistou o bronze no europeu de 2010.
O calendário vai estar à venda nas sedes da AAUM, nas reprografias dos campi, gabinetes de apoio ao aluno, pavilhões desportivos e online no site Prozis. O preço será de 5 euros.
[Fotos: Associação Académica da Universidade do Minho]