Connect with us

A Tua Revista

NOS Alfa: Na linha da frente do emprego

Avatar

Publicado há

em

Estás prestes a terminar o teu percurso académico mas ainda não sabes o que vais fazer do teu futuro? Gostavas de começar a trabalhar e de ter reais possibilidades de conseguir um contrato de trabalho após a experiência inicial? A NOS tem um programa que, diz, não é sequer um estágio. O NOS Alfa é uma garantia de emprego, e nós fomos falar com dois jovens que comprovam isso mesmo.

Criado em 2015, o programa de captação de talento jovem da NOS tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos recém-graduados ou daqueles que tiveram uma experiência laboral de até um ano. Chama-se NOS Alfa, oferece estágios remunerados e tem uma organização jovem e inovadora que pretende integrar e assegurar o teu crescimento na empresa.

Durante 12 meses, quem frequenta o programa (os trainees) tem a oportunidade de trabalhar em duas áreas distintas da NOS – no final dos primeiros seis meses de estágio, a NOS muda-te de departamento para que desenvolvas as tuas competências noutro setor da empresa.
Neste momento, o NOS Alfa tem cerca de 30 vagas por preencher em áreas como Engenharia, Gestão, Economia, TIs e Ciências Exatas.

O mentoring
Com este programa terás acesso a um programa de mentoring, onde terás todo o acompanhamento necessário à tua integração na empresa. Maria Ana Zorrinho é uma das trainees que está atualmente a cumprir o programa, e assegura que “há sempre um trainee do ano anterior a ajudar-nos na fase de adaptação. Temos um grande apoio das equipas que estão preparadas para nos receber”. Para além do acompanhamento, também te são dadas a conhecer todas as áreas de negócio da NOS, com visita às instalações da empresa, sessões de welcome e de team building.

O dia a dia
Depois da adaptação, vais começar a trabalhar na área que te foi atribuída para os seis meses seguintes. A Maria Ana Zorrinho foi integrada no Departamento Empresarial, mais concretamente no segmento Corporate (desenvolvimento de negócios), mas ainda não sabe onde irá passar os últimos seis meses de estágio.
O mesmo aconteceu com o ex-trainee João Sande e Lemos, que já é quadro da empresa. “Entrei ligado à minha área de formação – Engenharia, Gestão de Projetos e de Qualidade – e depois fui para as vendas particulares, mais especificamente para o desenvolvimento de negócio comercial.” Hoje, o João mantém as mesmas funções que desempenhou na última fase do programa.

As hipóteses de ficares na empresa
São reais, e a prova disso é o João Lemos, que entrou como trainee deste programa e já está há um ano e seis meses na NOS. Ele é engenheiro eletrotécnico e de computadores e, depois de terminar o seu percurso académico, achou que estava na altura de começar a trabalhar. Candidatou-se ao programa pela vontade em trabalhar na NOS, “uma empresa que estava a crescer, que surgiu de uma fusão e que apostava em diversificar nas várias áreas de negócio”, na sua visão.

Como te podes candidatar
O processo de seleção de trainees inicia-se com uma fase de avaliação de perfil, à qual se seguem entrevistas com os Recursos Humanos e com outras áreas de negócio da empresa. Para começar, deves candidatar-te online e fazer os testes que na altura te são pedidos.

“A grande diferença é a aposta que é feita em cada um de nós e na nossa formação. Temos muito apoio e nota-se que há uma grande preocupação na nossa contribuição para a empresa e no seu papel para o nosso desenvolvimento.”
Maria Ana Zorrinho, trainee do NOS Alfa

 

 

 

 

“Este programa deu-me visibilidade e reconhecimento na empresa. Eu vejo os trainees a serem os futuros líderes da NOS e penso que é isso que o programa permite: crescer e ter cada vez mais responsabilidades.”
João Sande e Lemos, ex-trainee e atual colaborador da NOS

 

 

 

[Entrevista: Tiago Belim]
[Texto: Mariana Morais]
[Fotos: cedidas pelos entrevistados]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

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