Connect with us

Desporto

Portugal é quinto no Mundial de Futebol de Rua

Avatar

Publicado há

em

No Campeonato do Mundo de Futebol praticado pelos mais desfavorecidos, Portugal terminou no 5º lugar.

Terminou no sábado, dia 16 de julho, a edição de 2016 do Campeonato do Mundo de Futebol de Rua, com o México a vencer o jogo decisivo, frente ao Brasil, por números expressivos: 6-1.

Na cidade de Glasgow, na Escócia, palco da realização do torneio, Portugal também marcou presença e alcançou um positivo 5º lugar, depois de 10 vitórias nos 10 jogos das duas primeiras fases da competição. A equipa portuguesa perdeu apenas no jogo dos quartos de final, frente ao Brasil.

O Futebol de Rua é um instrumento de capacitação e de desenvolvimento de competências pessoais e sociais, que ao longo dos últimos anos tem crescido e reunido importantes apoios, caso do programa “Football for Hope”.
É uma iniciativa destinada a homens e mulheres que se encontrem em situação de fragilidade social, nomeadamente a viver uma situação de fragilidade habitacional, e podem inscrever-se pessoas com idade igual ou superior a 16 anos, que apresentem condições mínimas de saúde física e mental que permitam a prática desportiva, e que estejam integrados em projetos sociais ou que sejam acompanhados por instituições de âmbito social. São estas últimas quem pode constituir equipas.

O Futebol de Rua joga-se com equipas mistas e jogadores de diferentes faixas etárias. 4 jogadores de campo (1 guarda-redes e 3 jogadores) e até 4 suplentes, num máximo de 8 jogadores por equipa. A equipa técnica é composta por 1 responsável e 1 treinador, e cada partida tem duas partes de 7 minutos cada.

Em Portugal, o Futebol de Rua é dinamizado pela Associação CAIS, que em parceria com inúmeras entidades públicas e privadas, promove a prática desportiva e a sua utilização como estratégia inovadora de intervenção, no combate à exclusão social.

[Foto: Associação CAIS]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *