Connect with us

Desporto

O maior evento náutico em Portugal!

Avatar

Publicado há

em

Subires a bordo de grandes embarcações, conheceres os tripulantes e tornares-te um deles, e participares num evento com muita informação, música e animação. A The Tall Ships Races está a chegar a Lisboa, e é a tua oportunidade de aprender sobre náutica e de desfrutar do mar.

O maior evento náutico realizado em Portugal. É assim que a Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela apresenta a The Tall Ships Races, uma festa sobre o mar, com mais de 50 grandes embarcações, 5000 tripulantes e 1 milhão de visitantes. Mas os números não dizem tudo. É que este é um evento único onde tu podes estar no centro de tudo, e ser um verdadeiro tripulante!

Como? Foi isso que fomos tentar saber na sessão de apresentação da The Tall Ships Races, com o responsável pelo projeto, Rui Santos. E a mensagem dele é simples: “Toda a gente poderá ser tripulante, basta ter vontade de ir para o mar e de aprender sobre ele.”
A The Tall Ships Races é uma regata que acontece todos os anos, pela altura do verão. É constituída por várias etapas, e Lisboa servirá de escala entre a primeira – que largou de Antuérpia (na Bélgica) e a segunda, que vai terminar em Cádiz, em Espanha. E mais que uma escala, o que vai acontecer em Lisboa é um verdadeiro festival náutico.

Primeiro, o evento. De 22 a 25 de julho, no novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, a entrada é gratuita para um mundo de atividades relacionadas com os desportos náuticos. De acordo com Rui Santos, terás “a oportunidade de conhecer as embarcações e de interagir com as tripulações, visitar vários stands com informação sobre a náutica e o mar, e até fazer o teu batismo de mergulho no espaço da Marinha”. Ao longo de todo o dia, haverá ainda muita música e animação.


The Tall Ships Races Lisboa 2016.A viagem da tua vida!

E se quiseres levar mais a sério a possibilidade de aprender sobre náutica, há uma viagem única à tua espera. Serão selecionados 500 jovens – muitos deles já foram escolhidos, mas ainda há vagas disponíveis – para embarcar num dos navios que compõem The Tall Ships Races, fazerem uma viagem e tornarem-se verdadeiros tripulantes desta regata. Para isso, conforme nos explicou Rui Santos, farão a bordo dos navios “o treino de mar, com a missão de apoiar na realização de várias tarefas – manobras, vigia, cozinha, limpeza, entre outras”.
É nesta viagem que poderás aprender tudo sobre a navegação: os nomes e as designações de tudo o que existe a bordo, a importância de fazer vigia num navio e de marcar pontos na carta náutica, a interpretação do radar e do GPS, fazer leme e “conduzir” o navio.
Para além disso, conclui Rui Santos, poderás “participar numa série de atividades náuticas, que variam de navio para navio”.

Esta aventura tem um custo associado – que varia consoante o navio e a distância a percorrer – e a Aporvela financia cerca de 50% do valor total da viagem, pelo que deves consultar esta associação assim que decidires fazer a viagem.

A sessão de apresentação da The Tall Ships Races teve lugar no dia 15 de julho, em Lisboa, e contou com a presença de Fernando Medina, Presidente da Câmara de Lisboa. Segundo o próprio, este é “um dos maiores eventos realizados na cidade de Lisboa durante este ano. Trata-se de uma prova emblemática da náutica, do desporto e afirma o nosso traço identitário que é a relação com o mar”.

João Lúcio é o Presidente da Aporvela, e defende que “dificilmente uma cidade alguma vez terá recebido uma frota com a dimensão daquela que está prestes a chegar a Lisboa. Mas não é só a dimensão a fazer a diferença, e também o envolvimento e o convívio entre a população e os navios e tripulações, e isso é algo que não se encontra noutras regatas. E a entrada é gratuita”!

A The Tall Ships Races começou em Antuérpia, e faz agora escala em Lisboa, durante 4 dias. Terá depois início a 2ª etapa da regata, com destino a Cádiz, antes de terminar na Corunha, a 13 de agosto. Lisboa é, até ao momento, uma das cidades que mais vezes recebeu este evento.

A Mais Educativa e a Mais Superior vão marcar presença no evento e também terão muitas surpresas para ti. Até lá, vê o nosso vídeo da sessão de apresentação!

[Fotos: Organização]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *