Connect with us

Novidades

Mais Cursos Técnicos Superiores Profissionais

Avatar

Publicado há

em

A Direção-Geral do Ensino Superior já aprovou até à data 409 cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP), o que permitirá acolher já no próximo ano letivo até 12 848 alunos.

Para o funcionamento destes cursos já autorizados foram celebrados protocolos com 5.516 empresas e organismos que asseguram a formação em contexto de trabalho, proporcionando um estágio na respetiva área do curso a um universo de 15.500 alunos. Os cursos, de 47 áreas de educação e formação, serão ministrados por 48 instituições de Ensino Superior, sendo que 76% dos cursos pertencem ao ensino público e 24% ao ensino privado.

Segundo informação do Ministério da Educação e Ciência, os estudantes dos cursos Técnicos Superiores Profissionais têm, tal como os estudantes das licenciaturas ou dos mestrados, e nas mesmas condições, direito a pedir bolsa de estudo. Têm igualmente direito a beneficiar dos restantes recursos disponibilizados pelos serviços de ação social da respetiva instituição de Ensino Superior. Para ingressares num curso TeSP, deves apresentar a tua candidatura diretamente à instituição que o ministra, sendo esta responsável pelos concursos de admissão.

Os TeSP são uma nova oferta de formação superior, exclusiva de institutos superiores politécnicos e unidades orgânicas de Ensino Superior Politécnico integradas em instituições de Ensino Superior Universitário, lecionada pela primeira vez no ano letivo de 2014/2015, ano em que foram registados 99 cursos.
É uma formação com a duração de quatro semestres letivos e a única com um perfil de formação de nível 5 na classificação ISCED da OCDE. Têm 120 créditos e integram uma componente de formação geral e científica, uma de formação técnica e outra de formação em contexto de trabalho, através de um estágio obrigatório com uma duração não inferior a um semestre.

O Governo já assumiu o compromisso de ter 35 mil diplomados em cursos Técnicos Superiores Profissionais até 2020.

Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *