Connect with us

Novidades

Coimbra a cortar no desperdício

Avatar

Publicado há

em

Oito toneladas de desperdício alimentar, todos os meses, nas cantinas da Universidade de Coimbra. E há uma campanha a decorrer para reduzir estes números.

A conta é dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC). Segundo este departamento, existirá um desperdício de oito toneladas de resíduos alimentares por mês nas cantinas, e está por isso a sensibilizar os estudantes e os colaboradores para ajudar a reduzir este número, através de uma campanha que, entre outras coisas, incentiva as pessoas a pedirem apenas o que realmente vão consumir.

Esta campanha vai passar pela implementação de medidas que começam desde logo na própria preparação das refeições, e na mudança de comportamentos numa divisão de alimentação que serve qualquer coisa como um milhão de refeições por ano. Pedir ao empregado para dosear e levar no prato aquilo que realmente vai consumir, a confeção de batatas com casca e o aproveitamento da casca da maçã na salada de fruta, e dos talos de couve e alface na confeção de sopa, são alguns dos exemplos de práticas que vão ser implementadas, de acordo com declarações da administradora dos SASUC.

Existe também o “desafio” de todos os meses ser apresentado um novo produto, feito a partir do aproveitamento de comidas, o que já levou, por exemplo, à introdução de uma nova sobremesa — o pudim molotov.

Esta campanha está inserida num plano da Secretaria de Estado da Alimentação e da Investigação Agrolimentar para a redução do desperdício alimentar.

[Foto: Universidade de Coimbra]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *