Connect with us

Novidades

Mantém o teu cérebro jovem

Avatar

Publicado há

em

Hoje é o Dia Mundial da Saúde, e é a melhor altura para te refrescar a memória sobre como podes manter o teu cérebro a funcionar como um relógio. Os espinafres e outras verduras podem ser uma boa ajuda.

Os espinafres são mais benéficos para a tua saúde do que aquilo que poderás estar a pensar. Fortalecem o corpo, mas também podem ajudar a atrasar em cerca de 11 anos o declínio das tuas capacidades cognitivas, mantendo o teu cérebro jovem e prevenindo o aparecimento de doenças neurodegenerativas.

São estas as principais conclusões de um estudo desenvolvido na Universidade de Rush, nos EUA, cujos resultados sugerem que o consumo de espinafres e de vegetais como a couve-galega ou portuguesa, têm potencial para retardar o envelhecimento, graças à sua riqueza em vitamina K. Os investigadores seguiram as dietas e estudaram as capacidades cognitivas de mais de 950 adultos de meia idade durante cerca de cinco anos, e o declínio cerebral manifestou-se inferior nos voluntários que consumiam uma maior quantidade de vegetais folhosos.

Esta universidade comunicou ainda que “aqueles que comiam uma a duas porções por dia tinham o potencial cognitivo de uma pessoa 11 anos mais nova” do que os que não incluam este tipo de alimentos na dieta. Os cientistas descobriram que a vitamina K, a luteína, os folatos e o betacaroteno são os principais responsáveis pelos benefícios destes alimentos.

Esta foi a primeira vez que os cientistas da universidade analisaram a vitamina K nas mudanças nas capacidades cognitivas ao longo do tempo, e isso possibilitou identificar relações inéditas entre os compostos dos vegetais ingeridos e a juventude do cérebro. O próximo passo passará por tentar compreender de que forma os nutrientes presentes nos vegetais atuam no cérebro para o proteger.

[Foto: Daniella Segura @ Flickr]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *