ISEC conclui ano do centenário com lançamento de livro sobre a sua história
O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra vai lançar, no dia 6 de dezembro, o livro “Do Instituto Industrial e Comercial ao Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. ISEC – 100 anos de Engenharia em Portugal, 1921 – 2021” para assinalar o centenário da instituição.
A sessão vai decorrer durante as comemorações finais do ano no Auditório Principal do ISEC, no dia 6 de dezembro, às 17h00. O presidente do ISEC, Mário Velindro, irá marcar presença, tal como Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, e José Amado Mendes, o autor do livro. A apresentação da obra será realizada por Manuel Ferreira Rodrigues, professor e investigador de História das Empresas e das Organizações na Universidade de Aveiro.
“Este livro comemorativo do centenário da instituição da qual o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra descende, mostra bem, e com rigor histórico, quais eram as aspirações que presidiram ao lançamento do ensino da engenharia em Coimbra”, afirma Mário Velindro, presidente do ISEC.
Nesta passagem dos 100 anos, os grandes ativos do ISEC continuam a ser a ciência que produz, os seus projetos pedagógicos, o seu prestígio, os seus cursos, as suas licenciaturas e os seus mestrados.
A obra apresentada é o resultado de uma investigação e recolha de testemunhos, na perspetiva de organizar elementos da memória coletiva dos respetivos intervenientes, desde a criação da instituição até à atualidade, que tem sofrido várias evoluções que acompanham o tempo. Assim, é vista como uma “instituição de excelência” atualizada “em termos tecnológicos” que, segundo o seu presidente, se tem desenvolvido procedimentos que permitem organizar e centralizar toda a informação relativa a decisões e documentos produzidos pelos diversos órgãos de gestão e estruturas do ISEC, otimizando os recursos e incrementando eficiência nos processos”.