O teu futuro passa pela formação, mas já tens mais de 23 e vês-te impedido de ingressar através do percurso dito “normal”?
Não desanimes, porque os teus estudos não vão sair comprometidos. Através do Concurso Especial de acesso ao Ensino Superior para Maiores de 23 anos, pode candidatar-se quem cumpram os seguintes requisitos:
- Tenha completado 23 anos até ao dia 31 de Dezembro de 2018;
- Não tenha habilitação de acesso para o curso pretendido;
- Detentor de qualquer nível de escolaridade.
Quanto ao processo de Candidatura, pode ser realizado online. Para a admissão às provas de acesso, os candidatos maiores de 23 anos precisam de alguns documentos:
- Fotocópia do Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;
- Currículo escolar e profissional;
- Certificado de Habilitações;
- Atestado de robustez física e mental;
- Comprovativos da experiência profissional desenvolvida e/ou outros elementos que considerem relevantes para a avaliação da sua capacidade para a frequência do curso de licenciatura a que se candidata.
Quanto a datas, as inscrições prolongam-se até dia 29 de março. Tanto a realização das provas como a divulgação dos seus resultados acontece em abril (e o valor de inscrição nas mesmas é de 100 euros, depois dedutíveis na candidatura).
A avaliação da capacidade para a frequência de cada um dos cursos do Instituto Superior de Ciências Educativas integra, obrigatoriamente, uma apreciação do currículo escolar e profissional do candidato, a avaliação das suas motivações (através da realização de uma entrevista) e ainda uma prova teórico-prática de avaliação dos conhecimentos e competências consideradas indispensáveis ao ingresso no respetivo curso.
Após a conclusão do processo, os requerentes deverão proceder à matrícula e inscrição no prazo estabelecido para o efeito. Quanto às licenciaturas que constam na Oferta Formativa para o ano Letivo de 2019/20:
- Animação Sociocultural
- Educação Básica
- Educação Digital e Multimédia
- Educação Física e Desporto
- Educação Social
- Turismo
Precisas de mais informações? Podes sempre dirigir-te ao site do ISCE!
[Foto: Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE)]