Pedimos a alguns testemunhos, estudantes em diferentes cidades do país, que fossem os nossos guias particulares e partilhassem connosco os melhores recantos das cidades que os acolheram academicamente. Uns mais escondidos, outros mais conhecidos do público: aí estão os melhores locais para enfiares a cabeça nos livros, passeares pela idade, mergulhares na sua cultura – diurna ou noturna – e ainda fazeres algum exercício.
Por Coimbra, quem te guia é a Fátima. Estás pronto para descobrir os segredos da tua nova cidade?
Para estudar
“Tanto a Biblioteca geral como a Munipal e as bibliotecas de cada departamento/ faculdade são bons locais para estudar. O Teatro Académico Gil Vicente é uma boa escolha também.”
Para passear
“Coimbra tem tanto por onde passear… Por alguma razão se faça saudade que deixa! Começando pelo pátio das escolas, há a incrível Biblioteca Joanina. Vale a pena subir à Cabra (a torre da Faculdade de Direito) e visitar a Sé, tanto a velha como a nova… Em termos de espaços verdes, existe o Parque Verde, o Jardim Botânico, o Jardim da Sereia, a Mata Nacional do Choupal… Para os entusiastas de história, as Ruínas de Conimbriga são um destino imperdível. A rua do Quebra Costas – que se chama assim por ser muito íngreme – tem a Porta e a Torre da Almedina, uma espécie de entrada antiga nos muros da cidade. A Quinta das Lágrimas e o Miradouro Vale do Inferno são sítios bonitos também.”
Para fazer exercício
“Aconselho o Parque Verde, o Parque da Quinta das Lágrimas e a Mata Nacional do Choupal, que até tem um circuito mesmo pensado em quem gosta de ir para lá fazer exercício!”
[Foto: Unsplash]