Connect with us

Lazer & Cultura

Os segredos da tua nova cidade: Évora

Publicado há

em

 Pedimos a alguns testemunhos, estudantes em diferentes cidades do país, que fossem os nossos guias particulares e partilhassem connosco os melhores recantos das cidades que os acolheram academicamente. Uns mais escondidos, outros mais conhecidos do público: aí estão os melhores locais para enfiares a cabeça nos livros, passeares pela idade, mergulhares na sua cultura – diurna ou noturna – e ainda fazeres algum exercício.

Por Évora, quem te guia é a Sara. Estás pronto para descobrir os segredos da tua nova cidade?

Para estudar  

 “Para estudar, as Bibliotecas foram dos locais que já experimentei e mais  gostei, sem dúvida. A do Colégio Espírito Santo (CES) não tem um espaço muito amplo mas é uma acolhedora, tranquila e muito bonita. Tem o teto decorado e é antiga. A Biblioteca Municipal também é um espaço bastante bom para estudar, tem um ambiente semelhante à do CES.
A Biblioteca da Escola de Artes também é agradável, mas já é muito mais moderna. Há quem diga que o Colégio do Verney é um bom sítio para uma sessão de estudo noturno, porque fica aberta até tarde – mas ainda não fui lá.”   

Para passear 

Em termos de passear, diria todos os sítios históricos da cidade. A Sé de Évora tem uma vista linda e os claustros são também muito bonitos. O Museu de Évora tem uma parte de espólio arqueológico e outra de esculturas e quadros – a maioria deles são quadros religiosos.
O Museu de Arte Sacra também é interessante e até está incluído no bilhete da Sé. Tem imensos objetos religiosos. Existe o Templo Romano. Em termos de convívio, a Praça do Giraldo é onde mais gente se concentra. Aconselho que conheçam a Sociedade Harmonia Eborense. É um espaço de convívio, localizado na Praça, que tem sempre imensos eventos culturais – por exemplo, todos os meses fazem ciclos de cinema às segundas-feiras à noite, gratuitamente. A entrada no espaço tem uma cota de 3€ e dá para um mês inteiro, mas também é possível tornares-te sócio pagando 9€ anuais. O espaço é mesmo brutal, incluindo a decoração! Tem mesas, esplanada, bar, salinhas com sofás, matraquilhos, mesa de bilhar…
Já para passeios ao ar livre, o jardim público é lindo”

Para fazer exercício

“Aconselho, sem dúvida, a ecopista.. é uma pista que dá a volta a toda a cidade, onde dá para andar de bicicleta, patins, skate, fazer corridas, caminhadas… Conheço alguns ginásios que têm boa reputação, ficam um pouco mais afastados do centro e perto da estação ferroviária. Um deles é de kickbox e outro é mesmo ginásio, ficam frente a frente.

[Foto: Unsplash e Pixabay]

Publicidade
Clica para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *