Um quarto dos portugueses são “nervosinhos” ao volante, de acordo com um estudo da Continental Pneus.
Esta fabricante alemã de pneus inquiriu 1300 portugueses e concluiu que, quando são confrontados com situações de stress ao volante, 27% revela um comportamento agressivo e hostil. Este é o principal número que resulta do estudo Escala DBS – Driven Behavior Scale, divulgado a propósito do Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante, que se assinala hoje.
Costumas irritar-te com os outros condutores? Só 34,8% dos portugueses consultados neste trabalho afirma não o fazer. E é prática comum querermos demonstrar aos outros que nos estão a incomodar – pelo menos, 55% dos inquiridos dizem tentar vincar essa situação.
E como fazê-lo? Gritas ao volante? De acordo com os dados do estudo, esse é o comportamento de 35% dos portugueses, sendo que 14% usa mesmo os palavrões, de forma frequente ou muito frequente.
E gestos, fazes? Mais de 26% dos portugueses vão a gesticular dentro do carro, enquanto que 34% batem no volante e 30% buzinam aos outros condutores. Aliás, só 31,8% dos inquiridos nunca deu uso à buzina do seu carro.
Os dados recolhidos pela Continental permitem também concluir que são as pessoas sujeitas a maior stress no trabalho a descarregá-lo mais nos outros condutores. Em contramão, quem se preocupa mais em adotar um estilo de vida saudável revela geralmente menos apetência para a agressividade ao volante.
E tu, onde te encaixas?