A Carris estreia hoje um novo sistema de alarme que identifica os passageiros que tentam viajar sem bilhete.
Se já tentaste andar de autocarro sem título de transporte válido, talvez esteja na altura de deixares de arriscar. Isto porque a Carris, que revelou que 15% dos seus utentes viajam sem bilhete, inaugura hoje a fase experimental de um novo sistema de alarme que identifica quem tenta fazer a viagem de forma ilegal.
Até ao final do ano, este sistema estará em funcionamento em apenas quatro autocarros da carreira 711, mas daqui por uns tempos poderemos estar a falar de uma realidade para toda a rede da Carris. Chama-se TicketCheck, é da responsabilidade da Outmind, uma empresa portuguesa com origem na área de Investigação & Desenvolvimento universitária, e baseia-se nas imagens recolhidas por uma câmara para emitir um alarme visual e sonoro, sempre que um passageiro não valide o passe ou o bilhete individual.
Durante os primeiros dias deste novo sistema, a Carris terá presentes agentes de sensibilização para “apresentar e esclarecer os clientes sobre o funcionamento do equipamento”. No final do período experimental, fará a avaliação dos resultados e ponderará se o alarga ou não a mais autocarros.
[Fonte: Rádio Renascença]
[Foto: Companhia Carris Ferro Lisboa @ Flickr]