Profissões que pagam melhor valorizam aptidões como leitura, aprendizagem ativa e resolução de problemas complexos
As profissões que pagam melhor em Portugal valorizam aptidões relacionadas com a leitura, aprendizagem ativa e resolução de problemas, bem como no que se refere computadores, eletrónica e matemática.
Estas conclusões foram retiradas do Insight da Fundação José Neves, que refere quais são as competências utilizadas com maior intensidade nas profissões que pagavam um salário mais elevado em 2019.
Este estudo dá conta dos avanços tecnológicos que fizeram desenvolver o mercado de trabalho que procura o desenvolvimento de competências de forma a acompanhar a evolução dos tempos.
Segundo a Fundação José Neves e de acordo com o “Guia para adultos: como aprender ao longo da vida?”, da Fundação José Neves “apenas 10% da população portuguesa adulta frequenta programas de formação, valor que desce para 4,8% nos adultos com mais de 55 anos. Entre os adultos menos qualificados, apenas 3,3% apostam na aprendizagem ao longo da vida. Constata-se também que apenas ¼ dos adultos portugueses receberam informação ou aconselhamento sobre oportunidades de formação, por parte de instituições ou organizações, e que adultos acima de 55 anos, menos qualificados, desempregados e residentes em áreas rurais, estão pior informados sobre as suas oportunidades educativas”.
Para além deste estudo, a FJN mantém-se a par do surgimento dos desafios complexos, sobretudo relacionados com a automação e robotização, em várias áreas. “Frequentar ações formativas para complementar a escolaridade básica ou secundária, como a aprendizagem online, seminários, workshops, iniciativas de caráter social, cultural, cívico, político ou ambiental, pode ajudar a complementar a formação e potenciar a progressão profissional”. Vê aqui mais recomendações.
O “Guia para empresas: como apostar na formação dos trabalhadores?”, disponível aqui, revela ainda que a “produtividade das empresas tende a aumentar em 5%, pelo menos, quando estas investem em formação”.
Estes documentos estão incluídos no portal Brighter Future da Fundação José Neves, a maior base de conhecimento sobre Educação, Empregabilidade e Competências em Portugal. Este portal compara e relaciona informações sobre cerca de 4.500 cursos e formações, mais de 1800 profissões e mais de 1800 competências relevantes.