Politécnico de Coimbra adere a Rede CRUSOE
O Politécnico de Coimbra faz parte da Rede CRUSOE, oficialmente desde o dia 27 de setembro, numa cerimónia que decorreu na Universidade de Aveiro.
A CRUSOE é a Conferência de Reitores das Universidades e Institutos Politécnicos do Sudoeste da Europa e designa a associação internacional sem fins lucrativos, composta pelas Universidades da Galiza, Castela-Leão, Astúrias, Cantábria, Região Norte e Região Centro de Portugal.
No total é constituída por 23 entidades de ensino superior, mais de 150 grupos de investigação de referência nacional em Espanha e Portugal e quase 240.000 alunos distribuídos por mais de 40 campi (4 deles qualificados como excelência internacional) constituem os pontos fortes da Rede CRUSOE. Ao mesmo tempo que promove novos projetos no espaço macrorregional do Sudoeste Europeu, RESOE, configura-se como alternativa às tradicionais redes institucionais de conhecimento.
Nas palavras do presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, esta adesão é:
Um passo importante para o Politécnico de Coimbra que passa agora a estar mais próximo de todas as instituições portuguesas e espanholas que integram a região do sudoeste europeu”. Segundo o responsável, são vários os projetos em que a rede está envolvida que se cruzam com a missão do Politécnico de Coimbra, pelo que “vemos esta adesão como mais um passo na nossa afirmação territorial, agora num contexto transfronteiriço.