Candidaturas abertas para o Programa YOUTH dedicado a jovens mulheres
A 5ª edição do Programa YOUTH, da Professional Women’s Network Lisbon (PWN Lisbon), tem as candidaturas abertas e já podes inscrever-te. Numa conversa com a Coordenadora do Programa YOUTH, Maria João Mileu, a Mais Superior descobriu tudo sobre este programa dedicado a jovens mulheres.
MS- O Programa YOUTH da PWN Lisbon abriu candidaturas pela quinta vez. Em que consiste este projeto?
MJM- É um programa de formação multidisciplinar que pretende capacitar uma nova geração de mulheres líderes, entre os 25 e os 35 anos e com o mínimo de dois anos de experiência profissional.
MS- Quais os tópicos que serão abordados no programa, dos quais as participantes estarão em contacto?
MJM- Abordamos temas como gestão da imagem pessoal e profissional, comunicação, gestão da agenda de forma estratégica dentro da organização, networking, empreendedorismo, enquadramento das mulheres na tecnologia, e no final desafiamos as participantes a aplicar o que aprenderam num pitch individual avaliado por um júri.
MS- Qual é o objetivo do programa?
MJM- O YOUTH pretende por um lado dar resposta às principais preocupações das jovens mulheres em início de carreia e por outro acelerar o desenvolvimento de competências-chave para a evolução sólida da carreira.
MS- De que forma e por quem será conduzido?
MJM- O programa tem a duração de 5 meses, com uma sessão por semana em horário pós-laboral.
Quando o YOUTH iniciou, em 2018, o programa era 100% presencial e por isso limitado a quem reside em Lisboa. A pandemia obrigou-nos a passar para o 100% virtual o que permitiu que tivéssemos participantes do Porto, Coimbra, Caldas da Rainha, Paris e Luanda. Nesta edição optámos pelo formato virtual e híbrido para continuar a dar oportunidade a mais jovens mulheres de participar a partir de qualquer geografia.
Todas as sessões serão conduzidas por especialistas de renome no universo académico e empresarial, sob a coordenação da PWN Lisbon.
MS- Para as interessadas, o que é necessário para se candidatar? Como se podem inscrever?
MJM- As candidatas deverão enviar CV e carta ou vídeo de motivação para o e-mail youth@pwnlisbon.com até 25 de novembro. Os resultados serão comunicados a 12 de dezembro.
MS- Esta já é a 5ª edição da iniciativa, como correram as edições passadas? O que podemos esperar de novo nesta edição de 2023?
MJM- O balanço é muito positivo. Já formámos 75 jovens que descrevem o programa como inspirador e avaliam a experiência com 5,3 (em 6). Temos também ex-participantes a querer manter-se ligadas à iniciativa e contribuir para as edições futuras. A equipa de coordenação conta atualmente com 3 ex-participantes.
Na 5ª edição as participantes poderão contar com momentos de prática, incluindo role play de entrevista, workshop LinkedIn, e momentos de networking presencial e virtual.
MS- Quais são as vantagens na participação nesta formação?
MJM- Aprendizagem, partilha de experiências e networking.
MS- Porquê focar só nas mulheres entre os 25 e os 35 anos?
Atualmente, existe uma oferta abrangente de programas que preparam mulheres para cargos de gestão de topo, estamos por isso a falar de mulheres com mais de 20 anos de experiência profissional. Quando olhamos para a oferta focada no início de carreia, esta é escassa.
MS- Qual é a importância deste tipo de iniciativas para o empoderamento feminino?
MJM- É fundamental despertar as jovens mulheres para os temas abordados, pois dessa forma estamos a contribuir que se preparem para um percurso profissional sólido, mas também criar espaços de partilha que permitam responder às suas questões “Como me é que consigo conciliar a vida pessoal com a profissional?”, “Como é que me faço ouvir numa reunião?” “Como é que consigo a promoção que me tem sido prometida, mas que não se concretiza?” para que consigam mais fácil e rapidamente atingir os seus objetivos.
MS- Sendo uma organização sem fins lucrativos, constituída em 2021, qual é a missão da PWN Lisbon?
MJM- A PWN Lisbon tem a missão inspirar, mobilizar e formar líderes do futuro, acelerando a transformação e encurtado o fosso representativo que ainda existe, para que se assegure uma verdadeira paridade nas organizações.
MS- Qual a origem deste programa, como surgiu? Em termos de balanço entre a 1ª edição e a última, o que se tem vindo a alterar no programa e no país em termos da empregabilidade feminina?
MJM- O Programa foi desenhado e iniciado em 2018. Sentimos a necessidade de trabalhar as camadas mais jovens das mulheres que a essa data já eram membros das PWN Lisbon e também atrair mais jovens membros. Começámos com uma edição experimental, em formato totalmente presencial, e desde o primeiro dia percebemos o entusiamo demonstrado pelas participantes em cada módulo do Programa. Percebemos de imediato que era uma “aposta ganha”!
Todas as edições têm sofrido inovações (quer em termos de conteúdo, quer relativamente ao formato) e a próxima não foge à regra. Desde logo, tivemos de evoluir de um formato presencial para um totalmente remoto (consequência da pandemia de COVID-19) e, por isso, tivemos de ajustar conteúdo, duração e, mais importante, conseguimos uma maior abrangência de participantes (pois deixámos de ficar limitadas a questões geográficas). Reforçámos, por exemplo, os conteúdos relacionados com as técnicas de comunicação virtual. A próxima edição vai ter um formato híbrido e por isso mesmo vamos apostar mais nas sessões de network.
Tentámos incorporar ao máximo as sugestões que recebemos das participantes.
É difícil correlacionar objetivamente a evolução profissional das participantes no Programa Youth com a aprendizagem que retiram dele, temos acompanhado a evolução de todas as Youthers (pois mantemos a ligação permanente com todas as participantes das 4 edições) e, não há dúvida que muitas participantes têm conseguindo alcançar desafios profissionais muito relevantes.
Diria que, no mínimo, ficam mais atentas aos aspetos relevantes para uma boa contratação ou promoção profissional!
Cada participante tem a sua história, a de Carina é esta: começou como participante no Programa YOUTH e, atualmente, é membro da coordenação, revelou à Mais Superior.
MS- Por que razão decidiu inscrever-se no Programa Youth?
CF- Existiram várias razões que me levaram a inscrever-me no Programa Youth. A principal razão foi a transversalidade dos temas abordados. Contudo, a estrutura do Programa, o know-how e a excelência dos anteriores oradores e a possibilidade de aumentar a minha rede de contactos foram também primordiais nesta escolha. Senti que havia uma linha condutora entre os temas e, para quem estava a iniciar uma experiência profissional numa nova empresa e numa nova função, achei que era o Programa perfeito para mim, e foi mesmo!
Ao longo do programa, com a aquisição de novos conhecimentos e com o contacto com novas pessoas, senti-me mais confiante nas minhas novas funções. É um programa para todas as mulheres que tenham a ambição de fazer mais e melhor nas organizações, e que queriam igualmente deixar a sua marca nas equipas e nas áreas que integram.
O facto de ser um Programa da PWN Lisbon dava-me a garantia de ser rigoroso, detalhado e que iria acrescentar valor numa agenda sempre muito preenchida com temas profissionais e pessoais.
MS- Para si, o que representou participar no Programa YOUTH?
CF- Para mim representou um momento de desenvolvimento pessoal. O compromisso de participar nas sessões semanais de 1 hora e meia ajudou-me a ganhar novos conhecimentos e a consolidar informações fundamentais para o meu crescimento. A possibilidade de ouvir testemunho de pessoas com mais experiência de vida e profissional que eu foi muito enriquecedor para mim: ao ouvirmos o que uma pessoa vivenciou, refletimos sobre o que faríamos se estivéssemos na mesma situação. O grupo que integrei foi fantástico. Houve momentos de networking e onde partilhámos também as nossas angústias e medos – e isso fez-me sentir que não estou sozinha e deu-me força para continuar nesta jornada de crescimento pessoal e profissional. Como a experiência foi tão enriquecedora, decidi que tinha o dever de dar de volta, e juntei-me à coordenação do Programa da 5ª edição para ajudar mais mulheres a conhecerem-se e a alcançarem o que pretendem a nível profissional.
MS- Ao nível de progressão de carreira, quais foram as oportunidades que esta formação permitiu?
CF- Esta formação relembrou-me que é preciso ter confiança, foco, determinação e estar presente nos momentos de tomada de decisão para que tenhamos impacto nas organizações ou nos negócios que fazemos parte. Relembro-me também da importância de estarmos rodeados de pessoas que acreditam, que têm vontade de fazer e de arriscar, e isso é muito inspirador porque estou a dar os primeiros passos como responsável de uma área numa Fintech.
MS- Enquanto ex-participante, o que mais a entusiasma nesta nova edição?
CF- Entusiasma-me o facto de ter uma componente ainda mais prática. As participantes vão ter oportunidade de simular entrevistas, de tirar mais partido do LinkedIn e de reforçar ainda mais o networking entre participantes. Acredito que esta 5ª edição tem os ingredientes certos para grandes aprendizagens e concretizações pessoais e profissionais. É uma aposta segura para o desenvolvimento de novas competências e de networking.